A última atualização do Windows 11 tem estado a causar alguns problemas aos utilizadores e à Microsoft. A gigante do software tem reagido de forma rápida e direta, bloqueando a chegada da nova versão nas situações mais complicadas.
Uma destas situações está novamente a ser aplicada, para um conjunto muito específico de utilizadores. Falamos da comunidade ligada aos jogos, que está a ser vítima de um problema anormal e que leva a que o Windows 11 exagere no consumo de recursos.
Problemas com os jogos no Windows 11
Há já algum tempo que se vinha a avançar que a atualização 22H2 do Windows 11 estava a trazer problemas ao sistema da Microsoft. Em particular nos PCs dedicados aos jogos, era detetado que os consumos de recursos eram demasiado elevados em algumas situações.
Alguns jogos e aplicações podem apresentar desempenho inferior ao esperado ou bloquear no Windows 11, versão 22H2. Os jogos e aplicações afetadas estão a ativar inadvertidamente recursos de filtragem de desempenho da GPU que não devem ser usados pelos utilizadores.
Para proteger a sua experiência de atualização, aplicamos uma suspensão de compatibilidade em dispositivos afetados por este problema de ser oferecido ou instalar o Windows 11, versão 22H2. Se a sua organização estiver a usar a conformidade de atualização, as IDs de proteção são 41766570 e 41990091.
A Microsoft reconheceu agora a situação e revelou a causa deste problema. Segundo a empresa, o problema está no ativar de alguns mecanismos de filtragem de desempenho de GPU. Estes existem para situações específicas, mas não quando os utilizadores estão a usar o Windows 11 para jogos.
Microsoft bloqueou a atualização 22H2
Além de reconhecer o problema, a Microsoft resolveu colocar um travão na sua propagação dentro dos seus sistemas. Para isso bloqueou a chegada da atualização 22H2 nos PCs em que sabe que este problema se irá manifestar. No futuro, assim que resolva esta situação, esta atualização irá voltar.
Se você já estiver no Windows 11, versão 22H2 e estiver a detetar este problema, poderá resolvê-lo atualizando os seus jogos e aplicações relacionados com jogos para a versão mais recente disponível.
Se não tiver a certeza de como atualizar os jogos e aplicações que instalou, precisará consultar o programador desses jogos e aplicações, mas a maioria será atualizada automaticamente pela loja em que foram comprados ou diretamente ao abri-los.
A Microsoft recomenda também que os utilizadores atualizem as aplicações e os jogos que usam, caso tenham já instalada a atualização 22H2 do Windows 11. A gigante das pesquisas deverá resolver em breve esta situação e assim eliminar de vez este problema.