A Microsoft tenta a todo o custo tornar o Windows 11 mais eficiente em várias áreas. Os recursos disponíveis não são infinitos e devem por isso ser tratados da melhor forma. O foco na bateria e na sua vida útil é constante e agora há uma novidade nesta área. O Windows 11 foi atualizado e consegue agora dar uma nova vida a qualquer bateria.
Windows 11 traz nova vida à bateria do PC
Há uma nova funcionalidade interessante detetada numa versão preview do Windows 11 A Microsoft está basicamente a trabalhar num mecanismo para proteger a bateria do PCs dos utilizadores. É uma característica que levaria o atual modo de poupança de bateria, baseado exclusivamente na percentagem de carga, muito mais além.
Simplificando, o sistema de poupança de bateria do Windows 11 é atualmente ativado de uma forma bastante básica. Quando o nível da bateria atinge um nível baixo, como 20%, o sistema reduz o brilho do ecrã, limita os processos em segundo plano e desativa determinados efeitos visuais.
É claro que, com este novo modo adaptativo, esta abordagem muda completamente. Assim, em vez de depender somente da percentagem restante da bateria, o que este sistema faz é considerar vários fatores adicionais, como o estado atual da bateria e o processamento que o sistema está a gerir e a ter de lidar.
Microsoft vai olhar a mais do que o nível
Isto significa que a poupança de energia pode ser ativada mesmo quando a bateria está a 70%. Acontece caso o sistema detete uma utilização intensiva que afete negativamente a autonomia. Além disso, e isto é muito interessante, ao contrário do modo atual, o brilho do ecrã não é reduzido. Isto é fundamental para utilizadores de PCs que trabalham em mobilidade e não querem sacrificar a visibilidade.
Esta nova opção de energia adaptável pode ser encontrada em Definições, depois em Sistema e, por fim, em Energia e bateria. Por predefinição, o modo clássico de poupança baseado em percentagens ainda está ativo. Claro que quem quiser experimentar o novo modo, pode alterá-lo nas definições.
Esta é uma boa notícia, uma vez que a comunidade de utilizadores se tem queixado recentemente da ineficiência energética do Windows 11. Isto acontece especialmente em dispositivos portáteis. Tudo muda agora e com esta novidade a gestão de energia será mais eficiente e muito mais ajustada à realidade.