O Windows é o sistema operativo mais usado em todo o mundo mas também o mais pirateado. Sendo o Windows 7 ainda a versão mais popular, a Microsoft parece andar à “caça” de cópias piratas tal como revela o site Torrent Freak.
A Microsoft apresentou recentemente uma queixa num tribunal em Seattle contra um ou vários utilizadores que tiveram associado o endereço IP 74.111.202.30. De acordo com as informação, não se sabe quem fez uso de tal endereço IP mas a Microsoft revelou que este endereço de rede está associado “a algo sério” no mundo da pirataria.
A acção judicial pode consultada aqui, onde se pode ler que as ferramentas ciber-forenses da Microsoft identificaram centenas de activações, com uma chave aparentemente roubada, provenientes do endereço IP 74.111.202.30 que está associado à Verizon Online LLC. A Microsoft revela ainda que a análise de informações (ex. endereço IP) é sempre realizada quando é efectuada uma activação de um produto.
As part of its cyberforensic methods, Microsoft analyzes product key activation data voluntarily provided by users when they activate Microsoft software, including the IP address from which a given product key is activated
A Microsoft tem levado a cabo algumas acções anti pirataria mas com pouco sucesso. Com o novo Windows 10 a luta da Microsoft continuará até porque aumentarão certamente as versões piratas instaladas. Sabia, por exemplo, que 97% dos PC’s na China têm o sistema operativo da Microsoft e que 9 em cada 10 instalações , naquele país, são piratas!