Pplware

Windows 10 S: Já pode instalar e testar a nova versão do Windows

A Microsoft apresentou o Windows 10 S como sendo a versão do seu novo sistema operativo dedicado ao ensino e com níveis de segurança acima do normal.

Esperava-se que esta nova versão chegasse em máquinas mais baratas e por isso acessíveis a todos. A verdade é que a Microsoft abriu agora o jogo e dá acesso a esta versão a todos os utilizadores, mediante algumas regras.


Não se sabia se a Microsoft iria disponibilizar o Windows 10 S fora das máquinas que para ele foram desenhadas. Ao contrário das restantes versões, esta é especial e dedicada a cenários muito específicos, tendo por isso elevados padrões de segurança e limitações ao nível das aplicações que podem ser instaladas.

Mas uma novidade chegou agora e o Windows 10 S está disponível, através de uma atualização específica, podendo ser instalado em máquinas que estejam a correr o Windows 10 Pro, Pro Education, Education ou Enterprise.

Através de uma ferramenta disponibilizada para esse fim, todos podem instalar e testar o Windows 10 S, bastando descarregá-la e executá-la. De imediato o hardware é testado e o Windows 10 S descarregado e instalado.

A Microsoft recomenda que seja feito um backup aos dados e às aplicações instaladas, uma vez que estas vão ser removidas. O licenciamento desta nova versão é também feito de forma automática, uma vez que existe já uma licença válida na máquina a ser usada.

Claro que depois dos testes, e segundo a informação dada pela Microsoft, será possível voltar a fazer a atualização para a versão inicial. A ideia desta versão é mesmo permitir aos administradores testarem esta nova versão e validar se o hardware disponível a suporta e se o seu modelo de aplicações, apenas acessíveis pela loja do Windows, é viável.

Depois de ter dado acesso ao Windows 10 S via MSDN, é agora a vez da Microsoft tornar ainda mais simples o seu acesso e garantir que os testes necessários são feitos.

Via Microsoft

Exit mobile version