As atualizações do Windows procuram corrigir problemas que vão surgindo neste sistema operativo e no seu software nativo.
Como se tem vindo a registar nos tempos mais recentes, este não é um processo que tem sido pacífico. Agora, um novo problema surgiu com os PCs Lenovo e com uma atualização do IE.
Foi há poucos dias que a Microsoft detetou e resolveu uma falha grave do Internet Explorer, que com facilidade permitia a execução de código remoto aos atacantes.
Para o tratar, a empresa lançou uma atualização, que a maioria dos utilizadores instalou prontamente, procurando corrigir a falha.
O problema surgiu depois, num conjunto bem identificado de utilizadores, e impede que as máquinas afetadas funcionem de forma correta. Neste caso o arranque está a ser impedido.
Do que se sabe, o problema afeta apenas máquinas da Lenovo, com menos de 8 GB de RAM e que têm a Atualização de Aniversário instalada.
Felizmente existe uma forma de contornar o problema, tal como a Lenovo descreve. Basta reiniciar a UEFI e desabilitar Secure Boot. Há ainda a necessidade de fazer a recuperação do BitLocker depois de desabilitar o Secure Boot.
Também a Microsoft e a Lenovo estão a tratar do problema para impedir que o problema se propague e para que não se repita no futuro.