Não, hoje não é dia 1 de Abril e nem estamos enganados quanto ao contexto desta notícia! Segundo informações do canal ZDNet a Microsoft e a Canonical estão a trabalhar em conjunto para integrar o Ubuntu no Windows 10. Parece confuso, até porque na verdade são dois sistemas operativos!
Então, mas afinal, como se poderá ter o Ubuntu dentro do Windows 10?
Na verdade a ideia, segundo os rumores, passa por integrar o Ubuntu com o novo Windows 10, ou seja, os utilizadores vão passar a dispor de dois sistemas em um… mas não na totalidade, obviamente! Para mais fácil se perceber o que está em causa vamos olhar para o famoso cygwin (mas há outros como por exemplo o MSYS ).
O Cygwin é uma ferramenta que se instala no Windows e permite emular o terminal do Linux. Usa uma DLL do Windows, para que as ferramentas GNU possam funcionar num sistema Microsoft. O Cygwin é uma boa opção para quem quer conhecer o terminal Linux… mas num ambiente Windows. A ideia da Microsoft e da Canonical passa por, numa primeira fase, disponibilizar ferramentas da linha de comandos do Linux no Windows.
It also seems unlikely that Ubuntu will be bringing its Unity interface with it. Instead the focus will be on Bash and other CLI tools, such as make, gawk and grep. Canonical and Microsoft are doing this because Ubuntu on Windows’ target audience is developers, not desktop users.
Mais informações sobre esta “parceria” devem chegar nas próximas horas, isto porque decorre por estes dias mais uma edição da BUILD onde a Microsoft apresentará as principais novidades que irão chegar ao mercado ao longo do ano.
Para que possa ficar a par de tudo, a Microsoft convida-o a assistir às keynotes em live streaming, com início marcado para as 16h30 (hora de Portugal).