Pplware

Foi lançada última build de testes do Windows 10 Insider Preview

A pouco menos de um mês do lançamento oficial do Windows 10, a Microsoft resolveu lançar mais uma build deste seu novo sistema operativo. Esta deverá ser a última build a ser tornada pública antes do dia 29 de Julho.

A build 10158 traz algumas novidades, mas que se centram principalmente no afinar das aplicações que vão fazer parte deste novo sistema, algo que precisa de ficar fechado o mais depressa possível.

A build 10158 vem trazer para o Windows 10 uma melhoria geral das prestações do sistema operativo, garantindo uma maior estabilidade e uma melhor prestação geral.

Para além disso existiu uma “limpeza” geral à interface do Windows 10, o que garante que este estará praticamente pronto para ser lançado.

É claro que para além do próprio Windows 10 a Microsoft esteve também a trabalhar nas aplicações que vão acompanhar o sistema, dando prioridade a algumas que vão ser mais usadas.

Em concreto o novo browser da Microsoft, o Edge, foi alvo de várias melhorias. A partir de agora é este o nome do browser que vai estar no Windows 10, tendo perdido o nome Spartan.

Depois existem melhorias ao nível da gestão de passwords e de credenciais, a possibilidade de usar um de dois temas e também a possibilidade de importar favoritos e bookmarks.

Há outros pontos que vão ser descobertos com a utilização e que vão impulsionar este browser para ser o mais usado.

Ao nível da interface do Windows 10 a Microsoft continuou o seu trabalho, melhorando a utilização do novo Menu Iniciar, que permite agora aceder à lista das aplicações.

A compatibilização das aplicações do Windows 8/8.1 e das clássicas (Win32) foi feita, garantindo a sua utilização no modo Tablet.

Também a partir de agora, e sempre que uma aplicação necessitar da atenção do utilizador, o seu ícone da barra de tarefas irá apresentar um alarme a laranja.

A Cortana também foi alvo de melhorias, passando a ter um tema escuro e uma maior integração com todo o próprio sistema operativo e a sua interface.

Há ainda a integração com o Office 365 deste assistente pessoal, o que garantirá a sua integração profunda com todas as aplicações desta suite de produtividade.

No campo das aplicações, a Microsoft desenvolveu melhorias na aplicação de fotografia, que agora permite a visualização de GIF’s. A estabilidade e a performance foram também alvo de trabalhos.

Esta actualização está disponível através da nova loja de aplicações do Windows, que está ainda em fase beta.

Ao nível do hardware há algumas mudanças, com o Surface 3 e o Surface Pro 3 a receberem optimizações que passam a permitir a instalação desta nova build.

Dentro de dias, e a acompanhar este lançamento, será também lançada a actualização da SDK, para permitir aos programadores criarem as suas aplicações para esta nova versão do Windows 10.

Faltam apenas 30 dias para o mundo conhecer o Windows 10 em toda a sua plenitude. A versão final será ainda melhor, mas a build agora lançada mostra que o Windows 10 está pronto a ser tornado público e que será o sucesso esperado.

Exit mobile version