A Microsoft tem feito um trabalho muito positivo no desenvolvimento do Windows 10. Cada vez mais adaptado aos utilizadores, tem reunido várias ferramentas essenciais.
Uma nova ferramenta, que ainda não está disponível de forma oficial, surgiu agora na Internet. O Reset Windows não traz novas funções, mas mostra que a Microsoft está a melhorar o Windows 10.
Desde o Windows 8 que a Microsoft dá aos utilizadores a possibilidade destes limparem o seu sistema operativo sem terem de realizar uma reinstalação completa. O próprio Windows substitui os seus ficheiros e assim os sistemas ficam de cara lavada.
Mas a verdade é que esta não é uma forma perfeita e, por isso, a Microsoft está a criar uma nova ferramenta, o Windows Reset, que vai realizar uma reinstalação completa, da forma a que os utilizadores se habituaram.
Esta ferramenta não está ainda disponível no Windows 10, mas surgiu já uma versão na Internet, que todos podem usar. O Windows Reset mostra o caminho a ser seguido.
Muitos vão reconhecer as origens do Windows Reset, associando-o à ferramenta que actualmente a Microsoft disponibiliza para criar DVDs e Pens de instalação dos seus sistemas operativos.
A sua interface tem apenas duas opções, em que o utilizador define se quer uma instalação completamente limpa ou se quer manter os seus ficheiros.
Depois deste passo o Windows Reset tratará de descarregar a imagem do Windows 10 e preparar o processo de reinstalação do Windows.
Estando ainda a ser desenvolvida, esta aplicação tem ainda que crescer e mostrar-se mais útil que o processo actual, que está integrado com o próprio Windows.
Facilmente se lhe pode reconhece a vantagem de descarregar as versões mais recentes do Windows 10 e poupar ao utilizador as actualizações, mas por outro lado tem ainda a capacidade de fazer uma instalação realmente limpa e com mais do que apenas os ficheiros principais do Windows.
Esta é, provavelmente, uma versão de testes internos da Microsoft e apenas funciona com as mais recentes versões de testes do Windows 10, devendo surgir integrada com a actualização de Aniversário, que se espera surja já em Julho.