Pplware

Atenção: Pode estar a testar as próximas atualizações do Windows 10 sem dar por isso

O tema atualizações, no universo do Windows 10 tem sido sensível, pelas razões que todos conhecem. A Microsoft não tem conseguido apresentar uma solução estável e os utilizadores é que têm saído prejudicados.

Mas o que agora se soube é que afinal a Microsoft tem usado os utilizadores para testar as suas atualizações, sem que estes saibam que estão a usar estas versões e estando sujeitos a problemas.


Todos sabem que o testar das novidades da Microsoft para o Windows 10 são feitos através do programa Insiders, onde os utilizadores estão presentes de forma voluntária e com os riscos associados bem identificados e assumidos.

Mas agora veio a público, oriunda da própria Microsoft, a informação de que as atualizações mensais são testadas pelos utilizadores finais sem que tenham conhecimento ou que lhes seja informado desta situação.

O Patch Tuesday é o momento em que as atualizações chegam, precisas e sempre na 2ª terça-feira de cada mês. A Microsoft designa estas atualizações como de tipo B, porque chegam na segunda semana do mês.

É na terceira e quarta semana do mês que chegam as atualizações C e D, que não trazem novidades no campo de segurança, mas que se focam apenas nas melhorias e em novidades que existam para ser lançadas duas semanas depois.

Ora é precisamente nas C e D que os potenciais problemas estão. Estas são novas versões de testes, e por isso instáveis, e estão a ser entregues e instaladas nos utilizadores sem que estes saibam da sua natureza e dos potenciais problemas.

Em defesa da Microsoft, esta refere que apenas são servidas aos utilizadores quando estes ativamente as procuram no Windows, na área de Atualizações das Definições do Windows 10. Mesmo nesta condição, era importante que a Microsoft desse a saber aos utilizadores desta situação, podendo estes escolher se querem ou não participar.

|Fonte

Exit mobile version