Pplware

Cuidado, as apps da Trend Micro para Windows também roubam dados dos utilizadores

A descoberta recente de que várias apps da Mac App Store estavam a recolher dados dos utilizadores colocou o foco na Trend Micro, por esta ser uma das empresas que o estava a fazer.

As primeiras análises apontavam que tudo estaria contido apenas no macOS, mas agora foi revelado que afinal o mesmo comportamento acontece no Windows.


Das várias empresas  de software que foram descobertas a recolher dados dos utilizadores no macOS, a Trend Micro era das que mais software tinha identificado e que era mais conhecida dos utilizadores.

Um problema que afeta também as apps do Windows

Sem que os utilizadores tivessem conhecimento, os seus dados de histórico de navegação eram recolhidos e enviados para um servidor na China. As apps foram removidas da Mac App Store, pensando-se que o problema estaria resolvido.

A verdade é que as investigações continuaram e focaram-se nos restantes produtos da empresa, nos vários sistemas operativos onde está presente. As conclusões não podiam e mostram que o comportamento é idêntico.

Foi o utilizador do Twitter, Ben Fox, que revelou o comportamento destas apps do Windows, confirmando-o através de imagens e de vários dados. Num post feito pela Trend Micro, a empresa começou por indicar que o Windows não era afetado, o que se revelou falso.

A tentativa de defesa da Trend Micro

Depois deste escândalo, a Trend Micro procurou defender-se e explicar a situação, não o tendo conseguido fazer da melhor forma e acabando por deixar ainda mais dúvidas aos utilizadores sobre o seu comportamento.

A publicação que fez no seu blog, que indicava que o Windows não era afetado, detalhava o comportamento e explicava que o mesmo estava a ser aceite pelos utilizadores através da sua EULA.

Foi ainda relatado que os dados não estariam a ser enviados para a China, mas sim para um servidor nos EUA, alojado na Amazon e que seria controlado pela Trend Micro.

Para além destes factos, a Trend Micro relatou ainda que os dados recolhidos eram apenas de uma semana e que eram enviados uma única vez após a instalação das suas apps. A intenção da recolha era avaliar se os utilizadores tinham estado expostos.

A verdade é que, tal como no macOS, também os utilizadores do Windows estão a ter os seus dados recolhidos sem que tenham conhecimento disso, sendo uma clara violação da sua privacidade.

Exit mobile version