A Cortana tem conseguido ganhar o seu espaço no mundo da tecnologia, não apenas no Windows 10, mas também no Android e até no iOS. Este alargamento de plataformas permite uma integração destes sistemas, melhorando a utilização do universo de produtos Microsoft na oferta das assistentes virtuais.
Com mais destaque no sistema operativo da Microsoft, agora já é possível configurar o Windows 10 recorrendo apenas à Cortana.
A mais recente versão de testes do Windows 10, dedicada ao programa Insiders, traz uma novidade que vai ajudar muitos utilizadores. Esta versão, que prepara a chegada da RTM do Windows 10, incorpora novas funcionalidades na Cortana.
Esta assistente virtual vai poder ser usada diretamente no sistema, ajudando os utilizadores a configurar o Windows, sem a necessidade de usar o teclado ou o rato, bastando dar comandos de voz.
Esta integração fazia parte dos planos da Microsoft para futuras versões e agora está finalmente materializada. Por agora são apenas 15 definições que podem ser usadas, mas em breve estas serão alargadas a outras áreas.
Todos os que quiserem testar esta novidade precisam de ter a Cortana ativa e a mais recente build Insider instalada. É ainda necessário que seja instalada a app Cortana Show Me no Windows 10.
Esta aplicação vai permitir mostrar como alterar as configurações do Windows 10, passo a passo. Nesta versão pode ser lançada diretamente da app, mas em versões futuras haverá uma integração com os comandos de voz.
Infelizmente a Cortana ainda só está disponível no Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, mas a Microsoft promete para breve novidades e provavelmente a chegada da Cortana a novos mercados e com novos idiomas.