Lentamente, mas de forma decidida, a Microsoft está a construir a futura actualização do Windows 10. São já várias as novidades conhecidas, que vão aligeirar a gestão deste e torná-lo ainda melhor.
Depois de várias novidades de gestão, surge agora uma nova que vai permitir gerir os consumos de energia e a potência do computador. Tudo concentrado numa simples barra de controlo.
A gestão de energia no Windows 7 e no Windows 10 não é simples e a maioria dos utilizadores não a sabe usar. Normalmente, confia-se no que o Windows decide e usa-se esse plano de energia. Os utilizadores mais exigentes podem controlar de forma mais fina vários parâmetros, mas mais uma vez não tendo uma forma fácil de o fazer.
Para contornar esse problema, a Microsoft tem em testes na última build do Programa Insiders do Windows 10 uma nova interface, acessível da barra de tarefas, que permite controlar com uma simples barra deslizante os consumos de energia e a potência de funcionamento.
O utilizador só tem de chamar essa nova zona e, deslizando para a esquerda ou para a direita, poderá aumentar ou diminuir a potência da bateria e assim controlar o computador.
Claro que poderá também aceder às definições avançadas directamente por ali e definir de forma mais detalhada os planos de energia.
Esta opção não está ainda funcional, podendo os utilizadores usar a barra sem que esta active nada nas definições de energia. Há ainda o pormenor de que apenas alguns utilizadores estão a ter acesso a esta novidade, sendo depois alargada para testes mais exaustivos até ser lançado na versão final do Creators Update.
Do que temos visto, a Microsoft está a tornar a gestão do Windows 10 muito mais facilitada, removendo os elementos mais antigos e mais complicados de usar.
Depois da gestão automatizada do espaço em disco, é agora a vez da gestão de energia sofrer uma melhoria com a remoção dos elementos complicados de usar e reduzindo-o ao essencial.