Cada vez mais a Microsoft tem procurado trazer os utilizadores do Windows 10 para os seus serviços. O melhor exemplo disso é a possibilidade de serem usadas contas Microsoft dentro deste sistema operativo.
A gigante do software tem tentado cada vez mais obrigar os utilizadores a seguirem este caminho, afastando-se das contas locais. Um novo passo foi agora dado, ao deixar de estar visível a opção para criar uma conta local.
Não pode criar uma conta local no Windows 10
Esta nova medida não foi anunciada pela Microsoft, mas há vários utilizadores que o estão a relatar. No processo de instalação do Windows 10 deixou de estar visível a opção para criar uma conta local.
A Microsoft quer ao máximo que as contas utilizadas sejam alojadas na Internet e não as contas locais. Apesar das vantagens que esta opção possa trazer, muitos utilizadores continuam a preferir ter os seus dados locais. Desta forma a Microsoft não tem acesso a eles.
A Microsoft quer que use os seus serviços
Aparentemente este não é um processo que tenha sido iniciado agora. Já no passado foi referido que a empresa estava tornar este processo mais complicado. Para tal moveu inesperadamente esta opção para áreas menos visíveis, tornando-as assim menos óbvias de encontrar.
Uma nova opção parece agora surgido. Para não ser tão simples de encontrar, a Microsoft deixou de apresentar esta opção sempre que o PC está ligado à Internet. Apenas caso esteja offline ou use, entretanto, um número errado esta é apresentada.
Tem de estar ligado à Internet
Claro que continua a ser possível criar uma conta local depois da instalação. No entanto, a empresa descreve este processo como algo pouco aceitável e uma péssima escolha. Tendencialmente isto irá afastar os utilizadores destas contas.
Esta não é decerto a primeira vez que a Microsoft é acusada de tomar estas posições. Tendencialmente esconde as opções que quer que os utilizadores deixem de usar, tornando-as mais difíceis de encontrar. Desta forma deixam de ser usadas.