Pplware

Bash do Windows 10: Troque o Ubuntu pelo SUSE

A decisão da Microsoft de trazer o Linux para dentro do Windows 10 foi arriscada, mas abriu portas para muitas possibilidades. Funcionando como um subsistema do Ubuntu, a Microsoft trouxe para o seu sistema todos os comandos que muitos conhecem da bash.

Mas se até agora tudo se limitava a correr dentro do Ubuntu, chegou uma alternativa. O SUSE também já pode correr dentro do Windows 10 e o Pplware vai explicar como o pode fazer.

Esta novidade não veio de forma oficial, mas segundo os seus criadores é agora possível ter o openSUSE Leap ou o SUSE Linux Enterprise Linux a correr no WSL (Windows Subsystem for Linux). Para isso é necessário trocar o Ubuntu pelo SUSE, algo que se pode fazer em poucos minutos.

Quem notará diferença são os utilizadores mais puristas, mas a verdade é que mesmo sendo ambos baseados em Linux, existem diferenças.

Como trocar o Ubuntu pelo SUSE no Windows 10

O primeiro passo, e o mais básico de todos, é garantir que têm o WSL activo. Para isso podem seguir este guia que publicámos quando o Ubuntu ficou disponível para o Windows 10. Aproveitem e actualizem também o Ubuntu, recorrendo às nossas instruções.

De seguida, e já dentro do Ubuntu, precisam descarregar a nova versão. Para isso corram o comando abaixo e descarreguem para o Windows a nova versão.

$ wget -O openSUSE-42.2.tar.xz https://github.com/openSUSE/docker-containers-build/blob/openSUSE-42.2/docker/openSUSE-42.2.tar.xz?raw=true

De seguida precisam de criar uma nova pasta para receber este novo subsistema Linux. O passo lógico seguinte é descompactar o novo subsistema SUSE que descarregaram. Os comandos a usar para estes dois passos são os seguintes:

$ sudo mkdir rootfs
$ sudo tar -C rootfs -Jxf openSUSE-42.2.tar.xz
$ exit

O passo seguinte é a substituição do rootfs pelo novo. Abram uma janela da linha de comandos do Windows e corram os seguintes comandos. O primeiro coloca-vos na pasta onde está o subsistema Linux, o segundo faz uma cópia do Ubuntu e o terceiro coloca o SUSE pronto para ser usado. Notem que no terceiro comando devem alterar o valor para o que usam no Ubuntu que têm no Windows.

cd %localappdata%\lxss\
rename rootfs rootfs.ubuntu
move .\home\\rootfs .\

Por fim, e porque o SUSE não tem qualquer utilizador definido, devem indicar ao sistema que deve usar o root. Este comando é também dado na janela de DOS.

lxrun /setdefaultuser root

Após este passo, a bash do Windows 10, que estava assente no Ubuntu, passa então a estar já a usar o SUSE. Só precisam de a invocar como faziam antes, para que de imediato vejam a diferença.

Substituir o ícone do Ubuntu pelo do SUSE

Um último passo pode ser feito, para removerem de vez as referências ao Ubuntu e tornar essa bash 100% SUSE. Basta que descarreguem o ícone do SUSE deste endereço e o coloquem na pasta %localappdata%\lxss\.

De seguida voltem a abrir a linha de comandos do Windows e executem o comando de cópia e de substituição do ícone associado.

cd %localappdata%\lxss\
rename bash.ico Ubuntu.ico
rename Saki-NuoveXT-Apps-suse.ico bash.ico

A chegada do SUSE ao Windows 10 mostra que em breve poderemos ter, não apenas estes dois sistemas a correr no Windows 10, mas qualquer distribuição Linux que o utilizador queira.

Se usa o Linux no Windows 10 e não gosta do Ubuntu tem aqui uma excelente alternativa. Se ainda não usa, então esta é uma excelente oportunidade para ver o que a Microsoft conseguiu fazer ao trazer o Linux para o Windows 10.

Exit mobile version