As atualizações do Windows 10 têm estado debaixo de fogo. A cada novo lançamento surgem problemas graves e que muitas vezes impedem aos utilizadores usarem os seus equipamentos. A Microsoft tem sido rápida a responder, mas a verdade é que os problemas são reais.
Com a chegada de mais uma atualização, não é anormal que se fale de imediato em problemas. Estes são reais e foram identificados, reforçando a ideia de que algo de anormal se passa. Desta vez é a segurança do Windows 10 que é colocada em causa.
Novos problemas com uma atualização do Windows 10
Lançada esta semana, a KB4520062 era apenas mais uma atualização para o Windows 10. Pretendia corrigir alguns problemas detetados anteriormente, de forma transparente e sem qualquer complicação para o Windows 10.
A verdade é que não foi este o caso e mais uma vez os problemas surgiram para um conjunto alargado de utilizadores. Esta é também uma situação similar às anteriores, em que apenas um grupo de utilizadores é afetado.
Do que é detetado, esta atualização está a ter problema ao nível da segurança do sistema operativo. O foco do problema está no ATP (Advanced Threat Protection) do Windows Defender, que acaba por deixar de ser executado.
Microsoft reconhece o problema de segurança no ATP
O problema provoca um erro 0xc0000409 e leva a que o serviço associado ao ATP deixe de funcionar. Isto provoca uma falha de comunicação na componente anti-malware do Windows e deixa o sistema vulnerável a problemas de segurança.
A Microsoft já reconheceu o problema e garantiu que está a trabalhar na sua resolução de forma rápida. Adiantou também que esta falha afeta as versões 1809 do Windows 10 e do Windows Server. Está também presente na versão Enterprise LTSC 2019 do Windows 10 e no Windows Server 2019.
Por agora, e segundo a Microsoft, a única solução é a remoção da atualização. Desta forma o problema é retirado do sistema e deixa de haver quebras de segurança no Windows 10.