Pplware

Não consegue atualizar o Windows 10? A culpa pode ser de um driver da Intel

A atualização de maio do Windows 10 tem decorrido de forma estável e sem problemas de maior. A Microsoft fez aqui um excelente trabalho e tem controlado de forma firme a quem oferece esta atualização.

Depois de termos visto que já todos poderiam ter acesso a esta novidade, surgem agora limitações. Há utilizadores que ainda não podem fazer a atualização porque têm um driver da Intel desatualizado.


Novo problema da Microsoft nas atualizações do Windows 10

Pode parecer caricato e absurdo que a Microsoft esteja a bloquear a instalação da atualização de maio do Windows 10. Ainda mais é quando a razão para essa limitação está num simples driver da Intel. A verdade é que esta é uma situação real e que está a acontecer.

O problema está em muitos utilizadores do Windows 10 que usem o Rapid Storage Technology da Intel (Intel RST). Em particular os que tenham uma versão do driver entre a 15.1.0.1002 e a 15.5.2.1053. A estes últimos simplesmente não é oferecida a mais recente atualização do Windows 10.

Este bloqueio existe porque este driver está a causar problemas e instabilidades nesta nova versão. Estes depois causam problemas na própria utilização do Windows 10. A Microsoft, como noutras situações, impediu a atualização.

Atualização de maio chega com atualização do driver da Intel

O problema é grande e levou a que a Microsoft não recomendasse que seja feita a instalação através de métodos alternativos. Estes passam pela utilização do Media Creation Tool. Para terem acesso, devem usar a solução que já existe.

Claro que existe esta é uma solução simples para o problema. Foi reconhecida pela Microsoft e passa pela natural e normal atualização deste driver. Para tal só é necessário obtê-lo e fazer a respetiva instalação. Após esse passo a atualização de maio do Windows 10 será proposta.

Está assim provado que a Microsoft controla e monitoriza as instalações das suas atualizações. Só assim consegue impedir os problemas e garantir a melhor experiência de utilização.

Exit mobile version