A atualização de maio do Windows 10 trouxe certamente muitas novidades. A grande maioria delas é bem visível e pode ser já usada por todos. Claro que existem algumas que não são estéticas e residem no núcleo do Windows.
Uma delas foi anunciada agora e foca-se nos processadores da AMD. Estes passam a ter melhor desempenho e o Windows 10 tira ainda mais proveito do que podem oferecer.
Provavelmente para a maioria dos utilizadores esta novidade tem passado despercebida. É algo que só vai ser notada com testes diretos, mas a verdade é que existe e está presente na nova atualização do Windows 10.
Grandes novidades para os processadores AMD
Fruto da parceria próxima entre a AMD e a Microsoft, estas novidades surgem agora para tirar ainda mais dos processadores Ryzen da AMD. Agora, o Windows 10 consegue ter percepção da forma como este funciona e tira proveito disso.
A otimização mais importante está no atribuir tarefas de programa a núcleos do processador. Esta a atualização garante que primeiro todos os núcleos de um CCX (Core Complex) são ativados antes dos restantes. Como resultado, há menos tráfego comum entre CCXs ou chipsets, e as latências permanecem as mais baixas possíveis.
A Microsoft melhorou os AMD Ryzen
Em concreto, este processador Ryzen da AMD consegue ser agora 15% mais rápido em algumas situações. Para além disso, as latências são também reduzidas. Estas foram agora reduzidas dos 30ms para 1-2ms.
Para mostrar estes ganhos efetivos, a AMD partilhou internamente esta informação. É informação é importante, principalmente para quem tem nos seus computadores os processadores Ryzen da AMD. O Windows 10 tem agora acesso pleno ao que estes disponibilizam.
Novas razões para a atualização do Windows 10
Todos os que aguardavam para instalar esta nova atualização do Windows 10 têm agora novos argumentos. A melhoria nestes processadores parece ser real e substância, pelo que devem de imediato fazer a atualização do Windows 10.