Pplware

Até o iTunes já deixou de funcionar no Windows XP

Desde que em Abril do ano passado a Microsoft terminou o suporte ao Windows XP que as empresas de software se têm afastado dele, descontinuando também o suporte e abandonando as actualizações para esta plataforma.

Se há algumas empresas que insistem em manter-se ligadas ao Windows XP, outras há que simplesmente removem a compatibilidade sem alertarem os utilizadores. Este foi o caso da Apple cujo iTunes deixou de funcionar no Windows XP.

Esta situação de falta de suporte do iTunes por parte da Apple ao XP começou a ser detectada esta semana, quando vários utilizadores começaram a ter problemas em ligar-se à Apple Store por este software.

A queixa mais vezes encontrada não está na utilização do iTunes mas sim em autenticação nos serviços da loja, à qual os utilizadores necessitam de aceder.

Os fóruns da Apple foram inundados de queixas e muitos utilizadores mostram-se indignados por não ter sido dada qualquer informação sobre o fim do suporte ao XP.

Ao não conseguir a ligação à loja os utilizadores ficam assim privados de comprar novos conteúdos, de ver outros já comprados ou de fazer coisas simples como realizar backups ou sincronizar os seus conteúdos e aplicações.

Do que foi descrito pelos utilizadores o problema ocorre quando estes tentam autenticar-se, falhando este processo e assim impedindo a correcta utilização do iTunes.

Também do que é reportado qualquer versão do iTunes que seja usada no XP apresenta este problema, não sendo por isso uma questão directa de software.

Segundo alguns testes realizados por utilizadores do Windows XP o problema deverá estar no protocolo de comunicação segura que a Apple está a usar para a comunicação com os seus serviços.

Da informação que é possível ler existe uma mudança recente nos protocolos de comunicação que veio implementar métodos mais seguros. Estes métodos de cifra AES (TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA AES128-SHA e TLS_RSA_WITH_AES_256_CBC_SHA AES256-SHA) foram implementados recentemente no Windows Server 2003.

É claro que esta actualização não chegará nunca ao Windows XP e mesmo a versão disponível para Windows Server 2003 não será compatível com o XP.

As mudanças que a Apple realizou parecem ser definitivas, por motivos de segurança, e assim os utilizadores do Windows XP vêm-se assim privados de mais uma aplicação do seu leque cada vez mais reduzido.

É estranha esta mudança por parte da Apple pois a quota de mercado do Windows XP é ainda elevado, estando ainda nos 16%, um valor superior ao Windows 8 e 8.1 somados.

Exit mobile version