Depois de ter sido desvendado em Setembro o mistério do novo nome para o Windows, foi em Outubro que o Windows 10 apareceu disponível numa versão Technical Preview.
Hoje, a Microsoft apresenta oficialmente “a nova versão” daquele que é o sistema operativo mais popular do mundo e que é usado em todo o universo por cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores.
Este é também o Windows da unificação, será um sistema operativo transversal a todo o tipo de dispositivos, podendo funcionar em desktops, tablets, smartphones, em dispositivos da Internet das coisas e até na Xbox One. Acompanhe o evento para ficar a par de todas as novidades… já a seguir, pelas 17 horas!
Esta nova versão do Windows pretende inaugurar uma nova era onde este SO vai estar ainda mais integrado dentro do ecossistema da Microsoft, garantindo uma maior transversalidade entre os diferentes dispositivos onde irá correr e procurando ser a primeira plataforma unificada da Microsoft.
Na versão que saiu a público já eram notórios alguns avanços e foram desde logo mostradas várias novidades. Entre elas, destacam-se 7 com maior relevância:
- Novo Menu Iniciar alargado
- Aplicações da ModernUI executadas numa janela
- Melhorias no alinhamento de janelas
- Novo botão Vista de Tarefas
- Vários ambientes de trabalho virtuais
- Spartan, o novo browser que substitui o IE
- Cortana, o assistente pessoal que virá já no Windows 10
Assim partimos para o evento de apresentação oficial do Windows 10. Que novidades irá a Microsoft apresentar?
17:00 Começou o evento da Microsoft com Terry Myerson no palco.
São elencadas algumas tecnologias e a sua presença no mercado actual, onde o Windows é um dos principais softwares. Esta é a ignição para dar conhecer a estrutura transversal do novo Windows 10.
São prometidas também novidades de hardware. É agora apresentado o feedback dos utilizadores do programa de testes.
Um sistema transversal a todas as plataformas, com transferência de conteúdos e de aplicações.
Anunciada actualização para windows 10 gratuita por 1 ano depois de lançamento do windows 10. Também se estende ao Windows Phone e windows 7.
Depois de disponibilizado o Windows 10, deixará de haver versões do Windows com a chegada do Windows as a service.
Todos vão estar actualizados para a mais recente versão e isso será benéfico para os programadores que criarem aplicações que deixam de se preocupar com o cobrir as varias versões existentes.
O mesmo irá acontecer com as versões empresariais que vão passar a receber as novas actualizações e versões para o Windows Server.
Entra em cena Joe Belfiore.
É apresentada a funcionalidade “Modo de continuidade”. Esta função permite que se altere um equipamento entre um portátil e um tablet, com o Windows e as aplicações a adaptarem-se a este novo modo.
Esta mudança traz a transposição entre o Windows “normal” e o windows com Tiles. O modo de transição vai funcionar em qualquer tipo de aplicações, mesmo as de 32 bits.
Estão apresentadas as evoluções das novidades que o Windows 10 trouxe na sua apresentação no ano passado. Agora chegam as novidades!
Cortana
Cortana tem agora 7 idiomas em que pode funcionar. Confirma-se que Cortana está dentro do Windows 10.
Hey Cortana é a forma de chamar este assistente pessoal, tal como no Windows Phone. A configuração total da Cortana que permite que este assistente possa conhecer o utilizador e o utilizador pode saber o que Cortana sabe dele. Assim, será possivel adicionar e remover informação sobre o utilizador e ajustar os seus interesses.
A utilização básica da Cortana, na sua home page, vai mostrar de imediato informação interessante e importante para o utilizador.
Para além da pesquisa na Internet, a Cortana conseguirá pesquisa no próprio computador, no One Drive e em outros serviços Microsoft fora da máquina.
Será possível interagir e controlar grandes partes do PC com a Cortana. Ligar música, aceder a ficheiros e outras excelentes funcionalidades.
Mas a Cortana vai conseguir ser usada como uma verdadeira assistente que permite que ditemos texto e, por exemplo, enviemos um email ao mesmo tempo que estamos a trabalhar noutras áreas.
Agora vamos conhecer o Windows 10 para dispositivos móveis
Tudo parece estar igual, mas as diferenças existem, procurando aproximar esta versão da versão PC.
Este novo Windows móvel trará uma grande adaptação do teclado às novas realidades. Irá levar ao utilizador a capacidade de enviar texto directamente por voz.
Esta nova versão para os dispositivos móveis irá permitir a alteração de aplicações como os SMS e o Skype sempre que assim se justificar. As aplicações Universais vão ser o ponto de unificação entre as plataformas.
Algumas dessas novas aplicações vão ser nativas do Windows e vão estar em todas as versões do Windows. O Office será a primeira das aplicações a usarem este modelo de aplicações universais.
Este Office, dedicado ao toque, permitirá usar todas as actuais funcionalidades, mas numa interface criada para este novas plataformas. O novo Office está preparado para a impressão via wireless.
O Outlook será a nova aplicação dedicada ao email no Windows 10 para dispositivos móveis.
A versão para Windows 10 para PC tem exactamente a mesma experiência que é dada na versão móvel deste SO. O Calendário será outra aplicação desenhada neste novo modelo.
Está também a ser apresentada uma nova aplicação de fotografia, com o mesmo código partilhado entre as plataformas, e que terá as mesmas funcionalidades e as mesmas opções em ambas as plataformas.
Esta aplicação de fotografia traz imensas ferramentas de edição, agora o utilizador poderá ter melhorias na imagem de forma automática mas também dar um toque nalguns defeitos manualmente.
Para o utilizador ter um sistema de imagens bem gerido, o novo Windows para os dispositivos móveis irá permitir criar alguns automaticamente, podendo o utilizador partilhar com amigos, familiares, etc. Está, claro, tudo no OneDrive para facilitar tanto a partilha como o armazenamento.
Mas há muitas novidades que implicam a Cortana e outras fantásticas novidades que este novo Windows traz.
Agora o novo browser da Microsoft. O nome Spartan confirma-se.
Para fazer frente aos desafios da Internet moderna este apresentará um novo motor de renderização. Terá também uma nova imagem, ajustada às novas aplicações do Windows.
O Spartan chegará mais tarde no ano e com as novidades que se falaram, como os separadores.
As três novas funcionalidades:
Como interagir com a Web e com os nossos contactos.
Spartan permite a tomada de notas directamente no browser, com caneta nos dispositivos com capacidade de toque. Nos casos em que não exista capacidade de toque vai ser possível colocar comentários directos, bem ao estilo do Office.
Ao serem criadas estas notas o browser congela as actualizações das páginas, mas mantém os links activos. Daqui o utilizador pode partilhar com os seus contactos.
O segundo ponto está focado na leitura
Utilização de um modo de leitura, que pode ser configurado, mas que mantém uma forma única e adaptada ao utilizador. Existe ainda uma lista de leituras sincronizadas entre todos os dispositivos com windows 10 e a capacidade de ler em modo offline. Há ainda a possibilidade de aceder a conteúdos em PDF.
O terceiro ponto está na presença da Cortana no Spartan
A chegada da assitente personal ao novo browser permite uma interação directa neste browser, o que vai permitir o o acesso directo aos utilizadores a várias informações.
A Cortana será também usada para os utilizadores pesquisarem conteúdos dentro das próprias páginas web.
Agora chega-nos a área Gaming.
A criação de uma nova App dedicada à XBox vem trazer para o Windows 10 toda a informação sobre os jogos do utilizador desta plataforma, não apenas para a apresentação de resultados mas também para a troca de mensagens e para saber que jogos os amigos estão a jogar.
A Xbox vai ter a capacidade de fazer stream dos jogos, que estiverem a ser jogados, para qualquer PC, tablet ou outro dispositivo que corra o Windows 10
Na verdade este modo é uma forma simples de emular um jogo desta plataforma, usando o hardware da XBox mas usando o Windows 10 como ecrã e, na verdade como plataforma.
Basicamente há um centralizar de perfis de jogador com a possibilidade de mobilidade entre os vários dispositivos com o Windows 10. É um centralizar, unificar os recursos para poder abranger tanto os utilizadores do Windows como da Xbox.
Novo hardware
Microsoft Surface Hub – ecrã de 84 polegadas, 4K e capacidade de processamento.
As aplicações de produtividade normais que podem ser vistas no Windows 10 vão estar neste novo equipamento.
O Microsoft Surface Hub é uma nova plataforma de trabalho colaborativo que permitirá que vários utilizadores partilhem uma máquina e trabalhem em conjunto. É na verdade um grande computador com capacidade de toque.
Aplicações como o Skype, o One Note ou outras dedicadas à produtividade vão ser utilizáveis nesta plataforma.
O Microsoft Surface Hub vai permitir também a projecção directa de conteúdos a partir de qualquer equipamento com Wireless. Esta interacção é bidireccional e tudo o que se colocar e alterar no Microsoft Surface Hub será reflectido no dispositivo original.
Windows Holographic – os óculos de VR da Microsoft
Este é um dispositivo que irá permitir uma interacção completa e imersiva com o Windows 10.
É uma filosofia nova de ver o mundo, de interpretar a tecnologia e o que nos rodeia. Este novo “mundo” não se limita a trabalho mas ajusta-se aos jogos e à utilização no dia-a-dia. Esta ferramenta está já disponível para testes e hoje ainda a imprensa terá a possibilidade de o testar.
A Microsoft imagina o mundo, a partir de agora, com os hologramas a servir qualquer profissão, qualquer acção do dia a dia dos seres humanos. Pode parecer uma ideia louca, mas nada é impossível no software.
A computação halográfica está presente no Windows 10 e isso vem dar uma projecção inovadora de inovação. Todas as aplicações criadas para o Windows 10 podem ser ajustadas e adaptadas para correr no Windows Holographic.
Microsoft HoloLens – O mais avançado computador dedicado à realidade virtual que pode funcionar de forma independente.
A Microsoft investiu algo novo, no que toca ao processamento de informação. Com este novo “computador halográfico” o hardware, para lá do tradicional CPU e GPU a Microsoft adicionou ao HoloLens um terceiro processador. Este é dedicado à interpretação dos inputs dados pelo ambiente e à representação de hologramas.
O Windows HoloLens é completamente independente na criação destes mundos virtuais sem a necessidade de qualquer dispositivo de apoio para a renderização de qualquer elemento.
O Windows HoloLens está preparado com um conjunto de ferramentas que permitem a criação de novos hologramas, dentro destes mundos imersivos. Os controlos são feitos com toques virtuais e com o recurso à voz.
Mas o Windows HoloLens vai mais longe na criação destes objectos ao permitir que estes sejam transmitidos para qualquer impressora 3D, tornando-se assim objectos reais.
O Windows HoloLens foi criado numa parceria entre a Microsoft e a NASA, dando assim uma abertura não apenas para esta empresa mas também para a fora como a agência cria os seus novos modelos para explorar planetas e o espaço.
Em resumo final, entra em cena o CEO da Microsoft, Satya Nadella. Sem dúvida que elencar cada novidade de hoje é uma mão cheia de novidades que o mercado recebe de braços abertos.
Nos próximos meses estas novidades estarão já no mercado, nas mãos de vários parceiros da Microsoft. Por hoje é tudo.