Pplware

Dica: Como saber que apps estão a consumir a RAM do seu Windows 10

A par com o espaço em disco, a memória RAM é certamente um dos elementos mais vitais de um PC. Deve ser controlada e monitorizada para que seja usada de forma racional e inteligente.

É por isso importante ter este elemento sempre vigiado, para detetar apps que abusam ou perdem o controlo. A forma de fazer esta avaliação é simples e está nativamente dentro do Windows 10.


Uma má gestão da memória RAM pode levar a perdas de desempenho em qualquer sistema operativo. No Windows esta situação não é diferente e o próprio sistema tem ferramentas para fazer esta gestão de forma eficiente.

Informação que a Microsoft dá sobre RAM ajuda utilizadores

Claro que por vezes surgem sobretudo apps mal comportadas e que conseguem consumir mais RAM do que o esperado. Para as detetar, devem lançar o Gestor de Tarefas (Ctrl + Alt + Del, tecla Windows + X ou Ctrl + Shift + ESC), onde toda a informação necessária está presente.

No separador Processos vão ver informação referente aos processos em execução. Uma dessas colunas, de nome Memória, tem a informação procurada. Esta revela os consumos de RAM que cada app e processo estão a fazer.

Saber que apps estão a consumir a memória do Windows 10

Para detetar os abusadores, precisam apenas de ordenar os processos e apps apresentados. É apenas necessário que cliquem no topo desta coluna, para que a informação seja organizada. Podem ordenar pelos maiores consumos ou pelos menores consumos.

Com a lista dos consumos organizada, é simples agora detetar quem está a fazer uma utilização anormal. Basta avaliar esta informação alguns momentos e estes destacam-se de imediato.

O passo seguinte será simples e lógico. As apps devem ser paradas e se possível removidas. Caso sejam essenciais, o utilizador deve posteriormente ter presente que sempre que as usar, estas vão ter um impacto negativo no Windows.

Exit mobile version