Pplware

Dica: Como adicionar uma nova app na proteção contra ransomware no Windows 10

A segurança é uma premissa do Windows 10, com um foco cada vez maior no Windows Defender. Este antivírus tem acumulado funcionalidades e uma delas é a proteção contra ransomware.

Com esta segurança podem não apenas proteger-se, mas também garantir que pastas ou aplicações estão resguardadas. Vejam como podem gerir esta funcionalidade e adicionar uma aplicação que considere segura.


Uma das condições para a proteção contra ransomware no Windows 10 é que a maioria das aplicações passa a ter acesso limitado à maioria das áreas do sistema operativo. Esta limitação pode ser controlada e até configurada.

A ideia é que sejam adicionadas as aplicações que sejam confiadas e que sejam controladas pelos utilizadores, para que seja mantida a segurança total do Windows 10. Vamos ver como podemos adicionar uma aplicação à proteção contra ransomware no Windows 10.

Aceder ao Windows Defender

O primeiro passo para acederem ao Windows Defender é abrirem as Definições do Windows 10. Depois, ai dentro, devem aceder a Atualizações e Segurança.

Depois, devem escolher o separador Segurança do Windows e, para aceder diretamente ao Windows Defender, devem carregar em Abrir a Segurança do Windows.

Aceder à proteção contra ransomware no Windows Defender

Uma vez dentro do Windows Defender, devem escolher a opção Proteção contra vírus e ameaças. Podem fazê-lo diretamente no ecrã principal ou na coluna que está disponível à esquerda.

Ai dentro, no final, devem encontrar a zona Proteção contra ransomware. O Windows Defender deverá indicar se existe a necessidade de qualquer ação por parte do utilizador.

A opção que procuram está imediatamente abaixo, com o nome Gerir a proteção contra ransomware.

Na janela seguinte vão ter acesso às opções do Windows Defender contra ransomware. Este deverá estar ligado e ativo. Sem esta opção ativa, o Windows 10 poderá ser atingido por ransomware.

Para além desta opção, têm ainda disponível 2 novas opções: Pastas protegidas e Permitir que uma aplicação passe pelo Acesso controlado a pastas.

A opção que pretendem é a segunda apresentada. Caso escolham a primeira, podem definir pastas adicionais à proteção contra ransomware do Windows Defender. Estas vão ser adicionadas às que já estão sobre proteção.

Para adicionarem uma aplicação devem carregar na opção Adicionar uma aplicação permitida. Será aberta uma janela do explorador de ficheiros do Windows e devem navegar até ao executável da aplicação pretendida.

Devem recordar-se que devem escolher apenas aplicações que sejam de confiança e que sejam de fontes fidedignas. Caso escolham uma aplicação que possa estar comprometida, esta irá também comprometer o próprio Windows 10 e a sua segurança.

Com esta pequena alteração podem remover uma app da lista de apps bloqueadas e garantir o acesso direto desta a qualquer pasta do Windows contornando as limitações impostas pela proteção contra ransomware do Windows 10. Usem-na com cuidado e vão ter este sistema operativo mais ágil.

Exit mobile version