Pplware

Se não tem antivírus no Windows 7 deixou de receber atualizações

A presença de um bom antivírus no Windows é algo quase obrigatório. É a garantia de segurança e de proteção dos dados dos utilizadores, prevenindo problemas graves.

A Microsoft levou agora ao extremo esta ideia, pelo menos no Windows 7. Pode parecer estranho, mas quem não tem antivírus no Windows 7 deixou de receber atualizações.


Esta estranha medida foi introduzida pela Microsoft, na atualização cumulativa de janeiro de 2018 do Windows 10 e pretendia garantir a presença de um antivírus reconhecido pela Microsoft a funcionar, protegendo os utilizadores.

Caso não exista uma chave de registo específica no Windows, as atualizações ficam bloqueadas e não são instaladas no sistema operativo. Esta proteção garante, assim, a obrigatoriedade da presença de um antivírus para que o Windows possa estar atualizado.

Como funcionou de forma correta no Windows 10, foi depois alargado ao Windows 7, exatamente com o mesmo comportamento. A diferença é que, neste sistema, não existe um antivírus da Microsoft como o que está presente na versão mais recente do Windows.

Ainda assim, o Windows 7 tem presente o Microsoft Security Essentials, mas aparentemente não é suficiente para que possa contar como uma proposta válida neste caso.

 

A solução para este problema de segurança do Windows 7

Apesar desta situação, que não é normal, existe uma solução simples para este problema que passa pela criação da chave de registo no Windows. Esta chave deverá ter o nome “cadca5fe-87d3-4b96-b7fb-a231484277cc” (DWORD 32bits) e o valor 0.

A sua localização no registo do Windows é: Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\QualityCompat

Mesmo com estas regras, a Microsoft não disponibiliza para já uma lista dos antivírus certificados e que permitem a atualização. Mas, provavelmente, vão ser os mesmos que agora têm suporte no Windows 10.

É estranha esta decisão da Microsoft, uma vez que priva, assim, os utilizadores das necessárias atualizações. O Windows 7 irá ter acesso a estas até janeiro de 2020, mas a empresa aconselha a atualização imediata para o Windows 10.

Exit mobile version