Pplware

Análise: Pode o Windows 10 Mobile substituir um computador?

A Microsoft tem no Windows 10 Mobile uma parte importante do seu futuro. Muito para além dos desktops e da Xbox, a empresa de Redmond quer que os dispositivos móveis representem uma fatia grande do seu sucesso.

Para criar muito mais que um sistema operativo, tornou real algo que era esperado há muitos anos. O Pplware testou o Continuum e avaliou até que ponto este pode substituir um PC. É um conceito vencedor e que de certeza fará parte do futuro da Microsoft.

Tornar um smartphone num computador pessoal é uma ideia que é perseguida há muito. Todas as capacidades de computação estão presentes e apenas falta transpô-las para uma interface.

A Microsoft deu um passo sério neste sentido quando deu a conhecer ao mundo o Continuum. Agora, com um Lumia e a Display Dock, passamos a ter um Windows 10 dentro do Windows 10 Mobile, sem que o utilizador perceba que está a usar o seu smartphone.

O que é o Continuum?

Quando decidiu tornar o Windows 10 uma plataforma universal, a Microsoft quis trazer para todas as suas plataformas uma experiência transversal e uma facilidade de utilização única.

Com os sistemas operativos de smartphone isto pode ser complicado e por isso optou por criar uma alternativa, que permite replicar num qualquer ecrã a experiência do Windows 10, recorrendo a um simples smartphone. Isto é o Continuum, a criação de um Windows 10 dentro do próprio Windows 10 Mobile, que permite termos um PC completo dentro do nosso smartphone Lumia.

Como não podemos simplesmente ligar o nosso smartphone a um monitor, a Display Dock é o elemento que faz a transição entre o universo móvel do Windows e o Desktop.

Com as Aplicações Universais este caminho está mais simples uma vez que estas se adaptam, quer ao dispositivo quer ao ecrã onde estão a ser usadas, mantendo todas as funcionalidades, mas adaptando-se à área útil que está disponível.

Com uma pequena doca conseguimos assim ter um PC completo e um Windows 10 que nada deve à versão mais completa. A Microsoft foi ao ponto de replicar a interface, para assim não haver diferenças de utilização.

O que traz a Display Dock da Microsoft

Como dissemos antes, a Display Dock é o acessório que a Microsoft criou para conseguirmos tornar o nosso smartphone com Windows 10 Mobile num PC completo. O Windows 10 que todos já conhecem está presente e, com apenas alguns pormenores de diferença, pode se usado da mesma forma.

Para além da própria Display Dock, este conjunto traz ainda um transformador com cabo USB Tipo-C e um cabo de ligação ao smartphone, também ele do tipo USB Tipo-C.

Mais nada é apresentado e também, em boa verdade, mais nada é necessário. Os restantes elementos, o teclado e o monitor, podem ser encontrados em qualquer local onde vamos querer trabalhar.

Com uma porta de ligação USB Tipo-C à frente, para ligar o Lumia, a Display Dock concentra na sua parte de traz a maioria das ligações. Aí podem encontrar 3 portas USB 2.0, uma porta de ligação HDMI e uma porta DisplayPort. É também aqui que se encontra a porta de alimentação, também USB Tipo-C.

A Display Dock tem um formato muito simples de transportar, por ter dimensões reduzidas (64x64x26mm), algo que se esperava de um equipamentos destes, dada a sua utilização “em trânsito”.

Algo que se nota de imediato é um peso anormalmente grande para um objecto tão pequeno. São 230 gramas, mas a verdade é que este pode ser propositado, para evitar que a Display Dock possa ser arrastada durante a utilização.

Usar a Display Dock da Microsoft

Algo que se destaca de imediato na Display Dock é a sua simplicidade de instalação e a ausência de qualquer configuração. Depois de ligada ao monitor e ao teclado, só resta mesmo fazer a ligação ao smartphone para que fique pronta a usar.

A sua reduzida dimensão torna-a muito simples de ligar, com os cabos a ficarem arrumados de imediato. Com três portas USB facilmente podem ligar um teclado e um rato, deixando ainda uma porta livre para ligar outro periférico.

A ligação ao smartphone é ainda mais simples, sendo feita pela frente, com um cabo USB Tipo-C. Basta ligá-lo e o Windows 10 Mobile reconhece de imediato a nova doca, apresentando o Windows 10.

A utilização de um teclado ou de um rato não é obrigatória, uma vez que o Windows 10 Mobile quando está em modo Continuum oferece ao utilizador um rato no ecrã do smartphone e até um teclado, de dimensões muito reduzidas.

Importa ter alguma atenção com a utilização do Continuum e da Display Dock. Apenas 2 smartphones Lumia suportam, para já, esta tecnologia: os topo de gama da linha Lumia. Isto significa que para já, apenas os Lumia 950 e Lumia 950 XL podem ser usados.

Mas a Microsoft não fechou a porta do Continuum e novas marcas estão a investir neste conceito. A HP com o seu Elite X3 tem esta tecnologia presente e outras ofertas estão prestes a chegar ao mercado.

A própria Microsoft não o irá abandonar e em breve também ela deverá apresentar novos dispositivos com suporte para o Continuum.

O Windows 10 Mobile como alternativa ao computador

A grande dúvida da maioria dos utilizadores está mesmo nas capacidades que este conceito pode trazer para o Windows 10 e se este sistema operativo pode substituir um desktop tradicional.

A resposta aqui é ambígua e pode pender para qualquer um dos lados. A verdade é que esta é uma versão quase completa do Windows 10, com acesso a todas as ferramentas do Office, Edge e outras que são essenciais a um utilizador.

Há no entanto ainda algum trabalho a ser feito por parte da Microsoft e dos programadores. Apenas as Aplicações Universais podem ser usadas neste modo Continuum, e isso pode limitar a utilização.

No entanto, e olhando à oferta de aplicações que pode ser encontrada, a Display Dock e o Continuum podem ser usadas sem qualquer problema, conseguindo dar aos utilizadores as ferramentas necessárias para o seu dia-a-dia.

Pode o Windows 10 Mobile substituir o seu computador?

Não há qualquer dúvida que este é um conceito vencedor da Microsoft e que mostra bem a capacidade da empresa em inovar e apresentar novas soluções num mercado cada vez mais saturado.

O Continuum e a Display Dock conseguem explorar ao máximo o vosso smartphone, fazendo dele um computador pessoal, com todas as ferramentas necessárias.

Tem a vantagem única de ser portátil e de se ligar facilmente a qualquer monitor e a qualquer teclado e rato, dando ao utilizador um posto de trabalho pronto e a funcionar em poucos segundos.

Não há configurações ou sequer instalações. Tudo é simples, rápido e sem complicações. Um simples monitor com uma ligação HDMI dá acesso instantâneo ao Windows 10.

O preço que a Microsoft está a comercializar a Display Dock torna-a num acessório interessante e que a maioria deverá ter interesse. São apenas 119 euros, que facilmente são recuperados.

Este será parte do futuro do Windows 10 Mobile e um factor importante para a sua aceitação no mercado empresarial. Importa agora alargar a aceitação por parte dos fabricantes e dos próprios utilizadores. O principio do Continuum está criado e provado, resta agora a sua aceitação, por parte de todos.

O Pplware agradece à Microsoft a cedência do Continuum para análise.

Exit mobile version