Pplware

Ainda é residual, mas o Windows 11 começa a assumir a posição para dominar o mercado

O Windows 11 foi lançado há muito pouco tempo e ainda tem um número de utilizadores bastante reduzido, mas as promessas são enormes. Além de novas funcionalidades, a Microsoft tem uma nova imagem para oferecer.

Espera-se que seja apresentado ao público ainda durante 2021, abrindo assim a porta a uma utilização muito mais alargada.


Windows 11 já tem número de utilizadores relevante

A Microsoft tem o domínio do mercado no que toca aos sistemas operativos de desktop. Ao longo dos anos assegurou esta posição introduzindo constantes melhoramentos, o que manteve sempre bem longe toda a sua concorrência mais direta.

Assim, mesmo sendo ainda um sistema muito jovem, o Windows 11 já tem presença nas estatísticas de utilização. Os dados mais recentes da AdDuplex mostram que a nova versão do Windows já conta com 0,9% da quota de mercado.

Para comparar, porque falamos de versões Insiders, a versão de teste do Windows 10 está muito longe do valor do sistema mais recente. Esta versão, presumivelmente a 21H2, tem apenas 0,2%, mas a Microsoft limita o acesso a esta versão de avaliação.

No campo das versões estáveis, a que mais domina no universo Windows não é a mais recente. Falamos da 20H2, lançada no final de 2020 e que tem já 36,3%. A segunda posição é sim ocupada pela versão mais recente, a 21H1, que 26,6%.

Outros dados que a AdDuplex revelou mostram a velocidade de adoção das diferentes versões do sistema da Microsoft. O que mais se destaca é a versão 1803, numa altura em que a Microsoft forçava as atualizações. A seguinte, a 1890, mostrou-se um desastre e acabou a apagar ficheiros dos utilizadores. Rapidamente foi removida.

A informação apresentada tem como base a avaliação de 60 mil computadores e foi recolhida no dia 26 de julho. Mostra uma realidade do Windows que se esperava, mas que revela que o Windows 11 deverá conseguir passar o seu antecessor e garantir o topo da tabela de sistemas.

Exit mobile version