O Paint é uma das aplicações que mais anos tem no Windows. Acompanha o sistema operativo da Microsoft desde a sua criação, em 1985, e tem sido usado por milhões ao longo dos anos.
A Microsoft já tinha identificado que esta sua aplicação iria ser descontinuada, tendo depois recuado. Agora tudo parece ter novamente mudado e o Paint vai mesmo deixar o Windows 10, tendo os utilizadores começado a ser alertados para isso.
Foi em julho deste ano que a Microsoft anunciou que iria remover o Paint do seu Windows 10, abrindo caminho para a chegada oficial do Paint 3D e para a sua massificação. A sua data limite seria a chegada da Fall Creators Update, sendo nessa altura movida para a loja de apps do Windows, mas sem quaisquer desenvolvimentos.
Esta foi uma notícia que acabou por ser muito mal recebida pelos utilizadores, que depressa mostraram o seu desagrado, levando a que a Microsoft acabasse por manter o Paint no Windows 10.
A decisão parece ter agora voltado atrás e o Paint vai mesmo ser removido do Windows 10, passando para a loja de apps de Windows. Os alertas já começaram a surgir e são claros para os utilizadores.
Segundo as mensagens, e em breve, o Paint irá ser substituído pelo Paint 3D e será transportado para a app Store. Todos os que depois quiserem usar o Paint vão ter de o instalar.
Não há ainda datas para que o Paint seja removido, mas fazendo fé nas ações da Microsoft, esta mudança deverá acontecer com a próxima grande atualização do Windows 10, esperada para a primavera do próximo ano.
Tudo aponta para que seja mesmo desta vez que o Paint vá desaparecer. Com a presença do Paint 3D e com a sua passagem para a loja de apps vai acabar por não ser instalado e usado, desaparecendo aos poucos.