As maiores queixas das lojas de aplicações dos sistemas operativos centram-se nos muitos comentários falsos que por lá existem. Estas opiniões falsas conseguem muitas vezes enganar os utilizadores, que assim são empurrados a instalar novas aplicações.
Muitas dessas lojas têm regras rígidas sobre este spam, e agora a Microsoft resolveu dotar a sua loja de aplicações do Windows de mecanismos para detectar e remover spam.
Um dos factores que leva à escolha de aplicações para os sistemas operativos, principalmente os móveis, é a informação que se encontra, partilhada com outros utilizadores que, supostamente, já a testaram.
Estes sistemas de opiniões é aberto e sem censura, garantindo uma abertura e clareza no que vale cada uma das aplicações.
Mas o flagelo do spam está também presente nestas lojas, condicionando as escolhas dos utilizadores e promovendo aplicações que na verdade não merecem esse destaque.
Para acabar com esta prática, a Microsoft desenvolveu agora os mecanismos necessários para que a sua loja de aplicações do Windows comece a ficar livre de spam.
O anúncio desta melhoria da loja de aplicações do Windows foi feito pela própria Microsoft, e enquadra-se noutras que surgiram também recentemente.
A partir de agora qualquer utilizador ou programador pode reportar spam nas análises das aplicações. Caso seja um programador a reportar este spam ele será avaliado de imediato por um elemento da Microsoft.
Para além disso a loja de aplicações do Windows conta também com mecanismos automáticos para procurar e eliminar estas mensagens, mantendo assim a loja livre e limpa.
Depois de recentemente ter passado a permitir que os programadores respondam directamente aos comentários, dá-lhes agora a possibilidade de reportar mensagens de spam e que estejam a prejudicar as suas aplicações.
O Windows Phone, em breve o Windows 10 Mobile, e até o próprio Windows 10 vão beneficiar desta melhoria, que vai manter as aplicações livres de mensagens impróprias e dispensáveis.
À loja de aplicações do Windows, de desktop e móvel, sempre foi apontado o problema da falta de aplicações, o que não cativava quer os programadores quer os consumidores.
Com esta medida a loja fica muito mais controlada e livre de todos os comentários falsos que acabavam por influenciar as escolher dos utilizadores.