Pplware

A Cortana conseguirá ouvir mesmo com o Windows desligado

A Cortana foi uma das mais interessantes novidades que a Microsoft colocou no Windows 10. A sua utilização é simples e isso é um dos seus vários trunfos.

Mas a Cortana pode ter a vida ainda mais facilitada com uma novidade da Intel, que lhe permitirá ser chamada mesmo com o Windows desligado.

A novidade da Intel, que surgiu no último Intel Developer Forum deste ano, em San Francisco, vai permitir que a Cortana esteja sempre à escuta dos comandos do utilizador e que reaja mesmo quando o computador onde está a correr esteja desligado ou a hibernar.

Esta nova tecnologia, de nome Wake-On-Voice, permitirá que qualquer computador possa estar à escuta de comandos específico e que reaja sempre que os ouvir, ligando a máquina e executando-os de imediato, sem que seja necessário carregar em qualquer botão ou arrancar manualmente a máquina. Será apenas necessário usar a já famosa frase: “Hey Cortana”.

O novo DSP de áudio integrado tratará de acordar a máquina do seu estado de baixa energia e colocá-la pronta para ser usada.

É um processo similar ao que actualmente existe no Wake-on-Lan, mas em vez de aguardar um pacote específico na placa de rede, aguarda um som ou um comando de voz.

Para que o Wake-On-Voice possa ser usado, a Cortana terá de estar configurada e funcional na máquina onde o utilizador a quer usar.

O Wake-On-Voice funciona tanto para comandos locais como para comandos que sejam processados na Internet, nos serviços Cloud da Microsoft.

É claro que esta nova tecnologia vem levantar novas questões de privacidade. Ao estar constantemente a ouvir os utilizadores muita informação pode ser recolhida e até passada para a Microsoft ou outro parceiro.

Esta é uma novidade que irá ser extremamente útil para os utilizadores e para a própria Cortana, mas pode revelar problemas se não for bem usada e acautelados os devidos parâmetros de privacidade e de segurança dos utilizadores.

Exit mobile version