Uma das novidades da recente actualização de aniversário do Windows 10 foi a integração da Bash. Se ainda não a activou, pode ver como o fazer aqui. Mas depois de instalada a Bash o que podemos fazer “lá dentro”?
Aqui ficam algumas sugestões.
Com a Bash no Windows, que é designada dentro do Windows 10 como “Subsistema do Windows para Linux (Beta)” o utilizador pode fazer as mais diversas operações. Hoje deixamos algumas sugestões.
1) Instalar software Linux
Uma das formas de instalar facilmente software para Linux via Bash é usar o comando apt-get. Este comando faz o download dos pacotes necessários e instala o software indicado.
2) Aceder a ficheiros do Windows
O sistema de ficheiros do Windows e do ambiente Bash estão separados. No entanto é possível através da Bash aceder a ficheiros do Windows.
3) Usar scripts
Com a Bash podemos agora também correr os nossos scripts no Windows. É possível aceder ao sistema de ficheiros do Windows em /mnt e daí, por exemplo, executar várias tarefas. Podemos fazer o parser a ficheiros de log, automatizar tarefas, etc.
4) Executar comandos fora da Bash
Através do executar (a partir do menu iniciar) podemos executar também comandos directamente na Bash.
Por exemplo, usando o comando bash –c “nano” abrimos o editor de ficheiros nano directamente.
5) Usar a Zsh em vez da Bash
Em vez da Bash podemos usar também a shell Zsh. Para isso basta instalar usando o comando sudp apt-get install Zsh
Mudar credenciais de acesso (via Linha de comandos)
Tal como vimos aqui, quando instalamos a Bash foi necessário criar também um utilizador e password. Para isso podem usar o comando lxrun via Linha de comandos do Windows 10.
Estas são algumas das sugestões daquilo que pode fazer via Bash (e também linha de comandos do Windows). Podem ver aqui outras.
Como já é sabido, a Bash no Windows corre sem qualquer tipo virtualização, não é um container, não é uma instalação do Linux ou emulação de aplicações. Experimentem e sintam o poder da Bash.