Pplware

Novo Windows Terminal do Windows 10 volta a ser atualizado com novidades

A chegada do Linux ao Windows 10 veio mudar muita coisa neste sistema operativo. Há todo um novo sistema operativo escondido dentro do Windows, pronto a ser usado para muitas funcionalidades.

Isto levou também a que a Microsoft repensasse o seu terminal, apresentando uma alternativa. O novo Windows Terminal do Windows 10 promete ser uma nova forma de interagir, não com um, mas com qualquer sistema que esteja presente. Esta versão, ainda em testes, recebeu agora novidades importantes.


Ainda não existe uma versão final do novo Windows Terminal do Windows 10, mas a Microsoft não para de lhe dar novas opções. A cada nova versão surgem melhorias e otimizações para o tornar ainda melhor.

As muitas novidades do Windows Terminal

A versão agora lançada, a 0.3, tem novidades que se focam na usabilidade e até na imagem que podemos usar. Claro que há também novidades no campo da usabilidade, com novas funções e novas opções de configuração.

Do que é descrito pela Microsoft, esta nova versão passa a permitir que a janela do Windows Terminal possa ser movimentada no ecrã com um clique em qualquer zona da sua barra superior. Esta não era (aparentemente) uma opção disponível, ficando agora acessível.

Há também alterações no botão para novas janelas do terminal, que passa a acompanhar o último separador. A somar a isto, e nesta área específica, há mudanças estéticas que são visíveis. Também os botões de minimizar, maximizar e fechar passam a acompanhar o design genérico do Windows 10.

Algo que será muito útil para quem usa o Azure é o novo Azure Cloud Shell Connector. Este permite que seja aberta uma janela do Terminal para acesso direto aos ficheiros que estão armazenados no serviço Cloud da Microsoft.

Este terminal pode ser já usado no Windows 10

Por agora o novo Windows Terminal do Windows 10 continua disponível na loja de apps da Microsoft. Está ainda em beta e a ser desenvolvido para atingir uma versão final e estável. Quem preferir pode ainda aceder-lhe no Github, onde o código fonte está disponível.

Exit mobile version