Alguma vez ouviu falar sobre port forwarding ou encaminhamento baseado em portos lógicos, aplicado em configurações para acesso remoto? Pois bem, pode parecer complicado, mas não é.
Saiba como pode configurar esta funcionalidade no Windows 10 sem qualquer app de terceiros.
O que é Port Forwarding?
Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm em execução um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc), que está em funcionamento no porto lógico 80. No entanto, este serviço pode estar disponível através de outro porto lógico (ex. 8080), podendo ser o redirecionamento realizado no próprio Windows 10.
Por exemplo, considerando que têm um serviço a ser executado no endereço de localhost no porto lógico 9000.
Como configurar Port Forwarding no Windows 10?
A configuração é relativamente simples e feita através de um único comando. Para tal deve abrir a linha de comandos, com privilégios de administrador, tal como mostra a figura seguinte.
Vamos agora considerar que têm um serviço a correr internamente na máquina e que está disponível apenas via endereço de localhost no porto lógico 9000 (ex. 127.0.0.1:9000).
Este endereço apenas está disponível internamente, mas pretendemos que o mesmo esteja acessível de outras máquinas da rede. Para isso vamos criar um encaminhamento, considerando que o endereço IP da máquina da rede local é o 192.168.0.10 e que o porto de acesso (externo) é o 80.
Para realizarem tal configuração basta executar o seguinte comando:
netsh interface portproxy add v4tov4 listenaddress=127.0.0.1 listenport=9000 connectaddress=192.168.0.10 connectport=80
E basicamente é isto. Caso pretendam remover tal configuração deve usar o seguinte comando:
netsh interface portproxy delete v4tov4 listenaddress=127.0.0.1 listenport=9000
Esperamos que este pequeno tutorial vos seja útil, pois há vários cenários em que precisamos de tal configuração. O Windows 10 felizmente não necessita de apps de terceiros para realizar esta configuração, o que é uma mais valia.