Pplware

Windows 10 S e Windows 10: descubra as diferenças

O novo sistema operativo lançado esta semana pela Microsoft, é uma versão mais rápida, com menores requisitos e com a limitação às aplicações da Loja Windows. Segundo a empresa de Redmond, este Windows 10 S é uma variante da versão Pro e pretende oferecer uma experiência familiar e produtiva do Windows, simplificada em termos de segurança e desempenho.

Mas entre o sistema que todos conhecemos, o Windows 10, e esta nova versão, Windows 10 S, quais serão as grandes diferenças? É isso que explicamos hoje.


Ao utilizar exclusivamente aplicações da Loja Windows, a Microsoft irá criar um sistema fechado com o controlo de segurança das aplicações que estão disponíveis, garantindo que as aplicações não criem malefícios ao sistema, quer a nível de registos quer de ficheiros maliciosos. Segundo a Microsoft, o Windows 10 S oferecerá rapidez e segurança de execução dia após o dia.

 

As grandes diferenças

Desempenho

O Windows 10 S promete mais leveza e rapidez que qualquer outro Windows 10, conseguindo oferecer um maior desempenho e exigindo requisitos de hardware inferiores. Na apresentação, o Windows 10 S conseguiu ser 30 segundos mais rápido a ligar pela primeira vez após criação de um novo utilizador que o Windows 10 Pro.

 

Bateria

Sendo um SO mais leve, necessita de menos energia para o seu funcionamento, garantindo assim uma melhor autonomia. A Microsoft anunciou que, com o Windows 10 S, a autonomia de um dispositivo irá aumentar significativamente e, além disso, foi implementada uma nova funcionalidade de poupança de bateria, muito similar àquela que temos hoje nos nossos smartphones.

 

Segurança

Não permitindo a instalação de aplicações fora da Loja Windows, garante que a segurança e a integridade das mesmas foram verificadas pela Microsoft. Em adição, o Edge é o browser por omissão, com o motor de pesquisa Bing, não permitindo a alteração do mesmo, excepto em mercados onde este não esteja disponível.


Na tabela de funcionalidades seguinte são bem perceptíveis as diferenças entre as várias versões do Windows 10.


Segundo a Microsoft, o Windows 10 S foi inspirado por estudantes e professores, sendo o melhor Windows de sempre para ambiente escolar. Também é uma excelente opção para qualquer cliente do Windows que procura desempenho consistente e segurança avançada.

Ao limitar as aplicações às da Loja Windows, o Windows 10 S é ideal para pessoas que têm tudo o que precisam na Loja Windows e privilegiam a paz de espírito ao eliminarem os riscos associados à transferência de aplicações de outros locais.

Ao utilizar exclusivamente aplicações da Loja Windows, a Microsoft irá criar um sistema fechado com o controlo de segurança mais apertado, garantindo que as aplicações não criem malefícios ao sistema, quer a nível de registos ou ficheiros maliciosos. Segundo a Microsoft, o Windows 10 S oferecerá rapidez e segurança de execução dia após o dia.

 

Windows 10 S vs Chromebooks

Os computadores com Windows 10 S são a resposta da Microsoft aos Chromebooks. O conceito é similar, enquanto que Chromebooks só podem executar softwares baseados na Web e agora aplicações Android, o Windows 10 S pode executar aplicações de desktop, desde que estas estejam na loja Windows. Embora tenha grande potencial, é necessário que os programadores estejam dispostos a desenvolver software para a loja ou poderá ser mais um fracasso como o Windows RT.

Em suma, o Windows 10 S como uma versão simplificada do Windows 10 pensada para as escolas e utilizadores “comuns” com um sistema mais simples e rápido.

Exit mobile version