Pplware

Windows 10 envia dados para a Microsoft…mesmo não querendo

O Windows 10 foi, sem margem para dúvidas, um lançamento de sucesso para a Microsoft. Mas, como é comum no mundo da tecnologia, o Windows 10 não é perfeito e alguns utilizadores já se deram ao trabalho de explorar muitas das funcionalidades do sistema, especialmente ao nível da privacidade.

A conclusão é a seguinte…mesmo desligando as funcionalidades, o Windows 10 continua a enviar dados para a Microsoft.

A notícia está a ser avançada por alguns canais internacionais, em especial pelo arstechnica que revela que as funções para desativar algumas funcionalidades parecem não ser eficazes.

Como exemplo dão a assistente Cortana e a pesquisa do Bing, que mesmo desligando tais funcionalidades o sistema continua a enviar dados das mesmas para a Microsoft.

Por outro lado o site localghost elaborou um artigo onde fala sobre as comunicações que o Windows 10 tem com a Microsoft sem que o utilizador se aperceba de tal.

Segundo este site, tudo aquilo que escrevemos é guardado num ficheiro temporário e enviado a cada 30 minutos para a Microsoft…mas há mais.

Dados sobre Telemetria são enviados a cada 5 minutos

Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.

Neste caso parece que activando as questões de privacidade, os dados não são enviados.

O site arstechnica revela ainda que algum do tráfego é quase “impenetrável”, pois mesmo configurando um proxy HTTPS para filtrar o tráfego das comunicações, o Windows 10 parece fazer pedidos a uma rede de distribuição de conteúdo que ignora tal proxy.

Todas as informações sobre privacidade que têm vindo a ser publicadas ainda não têm uma resposta/reacção por parte da Microsoft. Tal era importante até para que se perceber afinal se o Windows 10 reúne as condições para garantir a privacidade dos utilizadores.

Via localghost | arstechnica

Exit mobile version