A Microsoft tem atualmente 5 subsistemas Linux disponíveis na sua loja de aplicações. Tendo um destes subsistemas instalados, o utilizador do Windows 10 ganha o poder do terminal e, segundo a própria Microsoft, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido.
Hoje ensinamos como podem aceder aos ficheiros da Bash do Ubuntu via Windows e ao sistema de ficheiros do Windows via Bash.
Onde é que o Windows 10 guarda os ficheiros do Linux?
Depois de instalarem um subsistema Linux no vosso Windows 10, podem aceder aos ficheiros do mesmo. O caminho não é muito “amigável” mas aqui fica o “atalho”:
%userprofile%\AppData\Local\Packages
Lá dentro basta que escolham a pasta CanonicalGroupLimited.UbuntuonWindows_79rhkp1fndgsc
Para quem procura o sistema de ficheiros do Ubuntu, deve entrar na pasta “LocalState” e depois em “rootfs”…e voilá!
Por exemplo, no nosso caso, a home do user Pplware está em …/home/pplware
Muito Importante: Não procedam a alterações nos ficheiros do sistema, pois o subsistema Linux instalado pode deixar de funcionar.
Como aceder do Linux aos ficheiros do Windows?
A drive C está mapeada em /mnt/c. Se tiverem outras drives/partições no sistema devem indicar a letra correspondente. Para acederem, por exemplo, à drive C, devem usar o comando cd /mnt/c. Para listarem os ficheiros usem o comando ls.
Agora já sabe onde o Windows 10 grava o sistema de ficheiros do subsistema Linux e também os ficheiros que criarmos dentro desse subsistema. Pode também, através do Linux, aceder ao sistema de ficheiros do Windows.