A Build é a conferência anual da Microsoft dedicada aos programadores e a todos os que se dedicam a melhorar as aplicações e sistemas da empresa. Como é normal e esperado, é também aqui que as maiores novidades da Microsoft surgem, mas ainda para serem desenvolvidas e melhoradas.
2018 não foi diferente e a Build trouxe muitas novidades, dedicadas ao Windows 10 e a todos os sistemas e serviços que gravitam em torno deste sistema operativo. Vamos então conhecer as novidades que a Microsoft apresentou na BUILD 2018.
O seu smartphone estará espelhado no Windows 10
A Microsoft tem procurado integrar o seu sistema operativo com sistemas externos e com tudo o que estes têm para oferecer. Os smartphones, como peça fundamental do dia a dia, têm tido uma atenção especial e isso vai agora crescer.
Uma das grandes novidades da Build deste ano é o lançamento da app “Your Phone” para o Windows 10. Com ela vão poder exibir, diretamente no Windows 10, o vosso smartphone, seja ele Android ou iOS.
Sem ter de tocar no telefone os utilizadores vão passar a ter acesso a todas as mensagens, SMS e alertas dos seus telefones. Esta integração irá também permitir que usem as aplicações diretamente, como se no telefone estivessem.
Esta novidade vai começar a ser testada já esta semana com os Windows Insiders e, se tudo correr como esperado, chegará ao Windows 10 no final do ano.
A Microsoft e a DJI vão criar um SDK para o Windows 10
A DJI é hoje em dia um dos maiores fabricantes mundiais de drones. Esta sua capacidade única leva a que pretenda integrar os seus drones com sistemas e aplicações de outros fabricantes, o que nem sempre é simples. Para tornar mais simples e mais intuitiva a ligação com o Windows 10, a Microsoft e a DJI vão partilhar um SDK para comunicação entre os drones e o sistema operativo.
Com este SDK será possível controlar de forma completa qualquer drone da marca, ao mesmo tempo que passa a ser possível transmitir dados destes mesmos drones da DJI para o Windows.
A somar a isto passa também a haver a integração com hardware de terceiros, alargando o que é possível fazer com estes drones.
Com a esperada e anunciada integração com o Azure, a DJI passa a ter uma solução de IA para integrar nos seus serviços e para dar aos seus clientes, sempre que criar soluções empresariais e dedicadas.
A Microsoft moveu o Kinect para a cloud
Ao decidir terminar o Kinect, a Microsoft acabou com um dos seus mais inovadores produtos os último anos. Não se esperava que a empresa retomasse este seu equipamento, mas a verdade é que hoje na Build tudo mudou.
O Kinect afinal não morreu e a Microsoft acabou por lhe arranjar uma nova casa. O Kinect vai passar a estar na cloud, sempre disponível, mas em moldes diferentes.
Introducing Project Kinect for Azure, the most powerful sensor kit with spatial human and object understanding. #MSBuild pic.twitter.com/k1UxoGhtXs
— Microsoft (@Microsoft) May 7, 2018
Foi numa publicação no Linkedin que um funcionário da Microsoft explicou em detalhe o que o novo Kinect vai trazer e qual a sua integração com a Cloud. O novo sensor de profundidade e as capacidades de IA da Azure vão dar a esta nova versão muito mais.
O caminho está aberto para todos os programadores criarem as suas propostas baseadas neste novo conceito. O hardware foi renovado e é capaz de oferecer muito mais.
A Cortana e a Alexa estão agora mais integradas
Foi na Build de 2017 que a Microsoft mostrou a integração entre a sua assistente virtual e a Alexa, a assistente da Amazon. A ideia das empresas era colocar estas duas assistentes a conversar, dando aos utilizadores o melhor de cada uma delas.
Este ano estas duas voltaram ao palco da Build e mostraram que estão ainda mais integradas. Com um simples “Alexa, open Cortana” a integração fica feita e o acesso a tudo o que é possível fazer é garantido.
As possibilidades são infinitas e temos acesso na Alexa a tudo o que fazemos no nosso PC, desde enviar um email, pesquisar na Internet ou consultar qualquer informação.
Esta é uma integração ainda em fase muito inicial e ambas as empresas estão a trabalhar para a melhorar e integrar ainda mais. Não existe para já data de lançamento.
Estas são as principais novidades que a Microsoft deu a conhecer no primeiro dia da Build. A maioria está concentrada no Windows 10, o maior trunfo da empresa para os próximos anos e onde pretende investir.