Pplware

Tenha o GPEdit nas versões básicas do Windows

O editor de políticas de grupo do Windows (gpedit), é uma ferramenta nativa do sistema que vos permite personalizar tudo o que ele tem. Através desta ferramenta é possível remover/bloquear funcionalidades do sistema de uma forma muito simples.

Contudo, as versões básicas do Windows não trazem esta ferramenta, mas como existem soluções para quase tudo, também existe para quem pretende ter o editor nas versões básicas do Windows. Vamos ver como.


O que pode ser feito com o gpedit?

Como obter o gpedit?

Primeiro de tudo, é necessário que façam download do seguinte ZIP que contém um instalador criado pelo utilizador davehc há uns anos num fórum dedicado ao Windows 7.

Download: GPEdit

Após descompactarem e de correrem o instalador, para quem tem um sistema 64bits tem de fazer uns passos extras para que o editor funcione.

Primeiro vão à pasta C:\Windows\SysWOW64 e copiem o seguinte: GroupPolicy, GroupPolicyUsers e o gpedit.msc. Depois à pasta C:\Windows\System32 e colem os ficheiros que copiaram anteriormente.

Se tiverem um sistema 32bits, podem ignorar o passo anterior.

De seguida, naveguem até à pasta C:\Windows\Temp\gpedit e irão encontrar dois ficheiros batch (x64 e x86).

Para quem tem um sistema 64bits façam botão direito do rato no ficheiro x64.bat e cliquem em editar ou abrir com bloco de notas. Procurem e substituam %username%:f por “%username%”:f e guardem o ficheiro.

O processo é igual para quem tem um sistema de 32bits, só que terão que editar o ficheiro x86.

Abram uma linha de comandos em modo de administrador e executem o seguinte:

cd C:\Windows\Temp\gpedit
x64.bat ou x86.bat

Irão ver que irá aparecer várias linhas a dizer que algumas pastas passaram a ser controladas pelo vosso utilizador e que foram copiados alguns ficheiros.

Se tudo correu como esperado, agora basta ir ao executar e escrever gpedit.msc e já terão o Editor de Políticas de Grupo a funcionar.

Exit mobile version