As palavras-passe, apesar de ainda serem utilizadas na maioria dos serviços, estão a cair em desuso, principalmente devido à exponencial utilização de dispositivos móveis que já integram uma variedade de outras opções de segurança.
Há cerca de um ano, escrevemos um artigo onde mostrávamos que esta forma de segurança estaria para morrer e agora a Microsoft vem também prever o seu fim.
Durante um evento na Índia, onde Satya Nadella esteve presente, o CEO da Microsoft teceu algumas declarações relativamente à utilização das palavras-passe e explicou porque previa o seu fim.
Para Satya Nadella, um dos maiores problemas de segurança, actualmente, são as próprias palavras-passe. Além de serem cada vez mais um alvo fácil para hackers, os utilizadores não são muito inteligentes na hora de as escolher. Veja-se a lista das palavras-passe mais utilizadas em 2014.
Onde estará o futuro da segurança?
O futuro estará sem dúvida na biometria. Os dados biométricos são ainda os menos susceptíveis a roubo e não são transmissíveis e a Microsoft começou já a introduzir nos seus dispositivos esta tecnologia. O Windows Hello, por exemplo, é um sistema de autenticação através do olhar, da biometria da íris dos nossos olhos.
Contudo, esta previsão da Microsoft e mesmo a que já fizemos anteriormente ainda não são teses bem sustentadas. Estes novos métodos requerem sempre a utilização de uma palavra-passe ou código PIN de reserva, o que acaba por ser uma redundância, já que voltamos ao método que se diz menos seguro de todos.