A Microsoft tem na sua linha Surface o expoente máximo do que consegue criar em termos de computadores. São máquinas de topo e que mostram o que de mais moderno está no mercado. Claro que o seu design é também diferente do habitual e marcaram uma linha que outros seguiram.
Estas máquinas estão constantemente a ser atualizadas e a mais recente correção parece trazer problemas. Muitos utilizadores estão a reportar problemas sérios no CPU e também no Wi-Fi, que impedem a sua utilização.
Não é anormal haver problemas com as atualizações no universo Windows. Os novos drivers por vezes conseguem trazer mais questões do que aquelas que corrigem. O que não é normal, pelo menos na esfera da Microsoft, é estes problemas surgirem.
O CPU dos Surface está com sérios problemas
Mesmo assim, contra a corrente, parece que existem problemas graves com os Surface. As queixas têm estado a crescer a cada dia e mostram que algo não está bem. Estas centram-se no CPU e no Wi-Fi, trazendo problemas a quem quer usar estas máquinas em todo o seu potencial.
No caso do CPU, de acordo com o que é reportado, este está a ser abrandado para valores muito baixos. Esta situação aparenta acontecer quando os equipamentos estão ligados à corrente elétrica. A Microsoft já admitiu esta questão e garantiu que está a preparar uma atualização para o corrigir.
Da informação disponível ainda não é possível definir uma causa, mas tudo aponta para problemas de temperatura. As máquinas mais afetadas parecem ser o Surface Pro 6 e o Surface Book 2, os PCs mais recentes da Microsoft. É possível que esta situação esteja também noutros modelos.
Também o Wi-Fi é um problema para a Microsoft
Para além desta questão do CPU igualmente existe outra no Wi-Fi. Esta está menos disseminada, mas tem um impacto similar. Mais uma vez a questão parece estar num driver, neste caso no do chipset Marvell instalado. Com este problema, as ligações a redes 5GHz parecem impossíveis e não se realizam.
Estes problemas devem ser resolvidos em breve, com atualizações da Microsoft. A empresa já assumiu a falha e está certamente a trabalhar ativamente para o resolver. Depois disso, deve ser rápida a sua propagação por todas as máquinas.