Apesar de existirem milhares de empresas tecnológicas, algumas são sem dúvida as “todo- poderosas” como é o caso da Microsoft, Apple, Google, Facebook, IBM, etc.
Como sabemos a Apple é a marca mais valiosa do mundo neste momento e para Steve Ballmer a Microsoft (e a Samsung) são as únicas empresas capazes de competir directamente com a gigante de Cupertino.
Numa entrevista ao site Bloomberg, Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft referiu que apesar de existirem muitas empresas poderosas no mundo da tecnologia, apenas a Microsoft (e a Samsung) têm a capacidade de competir, ao nível do hardware, com a grande empresa da actualidade, a Apple.
Steve Ballmer reconheceu que a Apple tem desenvolvido um trabalho muito bom tanto ao nível do Software como ao nível do Hardware e isso está à vista de todos… daí ser a empresa que é hoje. No entanto a Microsoft está também forte no segmento do hardware tendo lançado recentemente o Surface Pro 4 e Surface Book.
They’ve done a great a job. I think if you go back to ’97 when Steve came back, when they were almost bankrupt, we made an investment in Apple as part of settling a lawsuit. We, Microsoft, made an investment. In a way you could say that might have been one of the craziest things we ever did. But they’ve taken the foundation of great innovation, some cash, and they’ve turned it into the most valuable company in the world.
Ballmer falou também da Amazon! Segundo o ex-CEO da Microsoft a Amazon não é uma empresa onde as pessoas queiram trabalhar. Todos os funcionários que saem da Microsoft e vão para a Amazon voltam depois de um ou dois anos. A Amazon não é o melhor local para um engenheiro fazer coisas inovadoras.
De relembrar que em 2003 Jeff Bezos, CEO da Amazon disse que não queria que a sua empresa se transformasse num “ country club” como a Microsoft.
Microsoft’s culture is very strong. Hard-driving, people are really focused on changing the world, people work very hard. I believe the same is true at Amazon. But you have to remember there is intense competition between Microsoft and Amazon, both AWS and Microsoft’s Azure just in the city of Seattle over talent. I think they are a place that people don’t want to work. Anybody who ever left Microsoft, we could count on them coming back within a year or two. It’s just not a great place to do innovative stuff as an engineer.
Por fim Ballmer disse que não sabia se a Apple iria mesmo avançar no segmento automóvel, saudou a Tesla e disse que “amava” o serviço Uber.