Pplware

OneDrive Personal Vault já está disponível para todos protegerem os seus ficheiros

A Microsoft tem procurado trazer novos níveis de segurança para os seus serviços. Se já o conseguiu no Windows 10, procura agora novas áreas para apostar na proteção. Quer garantir que os dados não são acedidos por terceiros.

Para isso tinha preparado o OneDrive Personal Vault, que traz um cofre para proteger os ficheiros dos utilizadores. Esta novidade esteve em testes por alguns meses e agora está disponível para todos em muitas plataformas.


Mais proteção da Microsoft para o OneDrive

Esta novidade da Microsoft é focada na segurança, independente da plataforma onde o utilizador está. Quer dar ao OneDrive uma zona protegida para albergar certamente ficheiros sensíveis onde não será simples aceder.

Para garantir a segurança adicional, a Microsoft obriga o utilizador a autenticar-se de forma periódica sempre que estiver a aceder a esta zona. Além disso, estão aplicadas outras medidas diferentes dependendo do sistema operativo e da aplicação usada.

Há cifras fortes nos sistemas com pastas acessíveis, autenticação de 2 fatores em sistemas móveis e o fechar de apps sempre que for excedido o tempo definido. Claro que o OneDrive Personal Vault limita também a partilha destes ficheiros.

Personal Vault traz mais segurança aos ficheiros

Também o armazenamento de ficheiros no próprio OneDrive cifra os ficheiros sempre que os guardar. É uma medida extra, mas que bloqueia o acesso de forma completa. O único senão é a Microsoft ser a responsável pelas chaves, o que não impede destes ficheiros serem abertos em casos excecionais.

O OneDrive Personal Vaul está disponível já para todos, mas de forma diferenciada. Caso seja um normal utilizador do OneDrive, consegue armazenar apenas 3 ficheiros neste cofre. No caso de contas Office 365 Personal e Office 365 Home, não existe limite de ficheiros, ficando este limitado ao tamanho do espaço de armazenamento.

Esta seria uma medida que se esperava ver igualmente noutros serviços Cloud. A Microsoft resolveu mostrar o caminho e garantir a segurança aos utilizadores do seu serviço Cloud. Pode parecer um passo simples, mas assegura uma área reservada e protegida para ficheiros.

Exit mobile version