Há já algum tempo que a Microsoft iniciou os trabalhos para criar a próxima versão do Office, a sua suite de produtividade. As novidades ainda não são conhecidas, mas a Microsoft já avançou com uma informação importante e que afetará muitos utilizadores: O Office 2019 apenas poderá ser usado no Windows 10.
Apresentada na última conferência Ignite, o Office 2019 será a próxima proposta da Microsoft no campo da produtividade. Ainda não existe muita informação sobre o que trará de novidades, sabendo-se apenas que chegará no final deste ano e que as versões de teste vão começar a ser lançadas no segundo trimestre de 2018.
Uma novidade importante para o Office 2019
Se é esperado que o Office 2019 siga os mesmos modelos das versões anteriores, incorporando as novidades e funcionalidades da versão online, há uma novidade agora adiantada pela Microsoft.
A próxima versão da suite de produtividade da Microsoft será um exclusivo do Windows 10, não funcionando em qualquer outra versão do sistema operativo da Microsoft.
O fim de suporte para algumas versões do Windows
Se esta mudança poderia ser interessante nalguns cenários, a verdade é que ela é injusta para muitos utilizadores do Windows. O suporte do Windows 7 e 8.1 vai passar 2018, com as datas de fim a estarem definidas para 2020 e 2023, respetivamente.
A Microsoft anunciou também que mudou o ciclo de vida desta versão. Em vez dos normais 10 anos de suporte, o Office 2019 passa a ter 5 anos de suporte normal e 2 de suporte alargado.
Parece claro que a Microsoft quer trazer o máximo de utilizadores para o Windows 10 e esta é uma das formas mais eficientes de o fazer. Deixa de fora as versões mais antigas do Windows, o que garante também que não terá utilizadores da suite de produtividade em versões do Windows sem suporte.