A Microsoft mostrou a todos que ainda consegue criar e reinventar os seus serviços quando apresentou ao mundo o Outlook.com. Conseguiu recriar o Hotmail, dando-lhe uma roupagem mais moderna e ao mesmo tempo torná-lo num melhor serviço de email.
Mas passados estes anos, foi agora a vez do Outlook.com receber uma nova roupagem, mostrando-se mais moderno e com novas funcionalidades.
A ideia da Microsoft para esta mudança foi simples. Tornar ainda melhor o que é um excelente serviço de email. Quem está habituado a usar o Office 365 vai sentir-se em casa nesta nova cara do Outlook.com, tendo sido este o campo de testes da Microsoft.
Para isso resolveu dar ao Outlook.com a integração com vários serviços externos que o tornam ainda melhor e que vai permitir aos utilizadores criarem mensagens mais ricas e com mais conteúdos diferentes. Assim, vai agora ser possível ter acesso ao Yelp, GIPHY, ou Wunderlist.
Claro que o trabalho colaborativo é agora uma presença certa e por isso a Microsoft permite que sejam editados documentos directamente dentro do Outlook.com, facilitando a vida aos utilizadores. Sendo uma ferramenta de comunicação, faz sentido que o serviço de email da Microsoft tenha incorporado o acesso ao Skype, esta ferramenta que é agora o centro da comunicação da Microsoft.
Mas um serviço de email como o Outlook tem de estar preparado para dar aos utilizadores as mais modernas ferramentas, facilitando-lhes a gestão das mensagens e a criação de respostas rápidas e sem qualquer complicação. A área de edição de mensagens adapta-se agora ao ecrã e ao espaço que lhe é fornecido, podendo também ser aumentado em função das necessidades do utilizador.
Há também agora a possibilidade de citar contactos, que rapidamente são transpostos para os campos dos destinatários. A inserção de imagens e de emojis é mais simples, bastando arrastar ou usar a representação do teclado.
Por fim podemos agora colar emails, que os colocam no topo das prioridades e que podem ser consultados a qualquer momento. Ao estarem no topo da lista, têm maior prioridade.
Todas estas novidades vão começar a chegar aos utilizadores do Outlook.com durante as próximas semanas e sem que estes tenham de mudar nada na forma como utilizam este serviço.
Com esta nova cara, o Outlook.com consegue rejuvenescer e dar aos seus utilizadores uma maior integração com os serviços da Microsoft, ao mesmo tempo que o tornam mais interessante de usar.