A Microsoft levou a cabo algumas atualizações para a sua plataforma de videochamadas Teams. Uma das novidades mais importantes é o modo “Juntos” que agora permite aos participantes estarem em videoconferência num cenário virtual que pode ser, por exemplo, uma sala de escritório.
O objetivo é que gradualmente a videochamada seja vista como algo mais próximo do real, deixando assim de lado as tradicionais grelhas com a imagem das pessoas.
Cada vez mais o teletrabalho é o ‘normal’ de grande parte dos funcionários de milhares de empresas. A pandemia ‘obrigou’ a uma nova dinâmica para dar continuidade às tarefas laborais e, por conseguinte, trabalhar a partir de casa foi a forma mais eficaz para o efeito.
Desta forma, as plataformas de videochamada aumentaram a sua popularidade para níveis surpreendentes, e passaram então a fazer parte das ferramentas essenciais dos trabalhadores e também dos gerentes.
Uma das plataformas mais usadas é o Teams da Microsoft que nesta quarta-feira apresentou uma nova funcionalidade bastante interessante!
Microsoft Teams ganha modo “Juntos” e cria salas virtuais para videoconferências
A Microsoft acaba de mostrar que a criatividade ainda está bem de saúde na empresa. A gigante de Redmond está, desde o início da pandemia, a desenvolver um novo modo “Juntos” ou “Together” destinado às equipas em teletrabalho.
Através desta funcionalidade, a plataforma está preparada para criar uma sala virtual em tempo real, para que os trabalhadores se sintam mais próximos daquilo que é o ambiente normal de uma reunião.
Esta novidade está a ser desenvolvida com recurso à Inteligência Artificial de modo a segmentar o rosto e ombros dos participantes. Desta forma o programa é capaz de colocar os colegas juntos no espaço virtual.
O The Verge experimentou a funcionalidade e concluiu que a comunicação é bastante fácil, seja ela verbal ou não verbal, como as expressões.
Veja o vídeo da Microsoft sobre o modo “Juntos” do Teams
O modo “Juntos” deverá ficar disponível já a partir do mês de agosto para todos os utilizadores.
Inicialmente será lançado com um ambiente virtual de auditório, mas a Microsoft está a trabalhar na criação de mais cenários.
Para além desta novidade, as reuniões de equipa no Microsoft Teams vão em breve suportar 1.000 participantes e até 20.000 caso sejam apenas espetadores. Estão também previstas transcrições e traduções em tempo real.
Esta e outras novidades foram apresentadas nesta quarta-feira e pode conhecê-las em mais pormenor aqui.