Pplware

Microsoft vai acabar com Photosynth e outras aplicações móveis

Para além das aplicações que tem disponíveis aos utilizadores nos canais normais e directamente nos sistemas operativos, a Microsoft tem também disponíveis outras, mais específicas e que são a montra do que os seus laboratórios de desenvolvimento criam.

Muitas são casos de sucesso e mostram funcionalidades e tecnologias que mais tarde vão surgir incorporadas noutros produtos.

O Photosynth é destas aplicações a que, provavelmente, mais conhecida se tornou, mas a Microsoft vai agora retirá-la, removendo-as das lojas de apps do iOS e do Windows Phone.

Para quem não conhece, o Photosynth é uma tecnologia da Microsoft, desenvolvida em parceria com a University of Washington que analisa fotografias digitais e a partir delas gera um imagem tridimensional. Os componentes de reconhecimento comparam partes das imagens para criar pontos, que são analisados para transformar a imagem num modelo “navegável”.

Os utilizadores podem ver e criar os seus próprios modelos usando as aplicações que até agora estavam disponíveis, podendo criar cenários fantásticos, perspectivas panorâmicas com uma qualidade soberba.

Mas a Microsoft quer agora acabar com essas aplicações e dedicar-se à nova tecnologia Photosynth Preview e ao seu processamento Cloud, que conseguem criar cenários mais imersivos.

Today we are announcing that we are retiring the Photosynth mobile apps. We are doing this because the new Photosynth Preview technology and its cloud processing is a more immersive way to capture a place than the spherical panoramas that our apps produce.

A decisão está tomada e foi anunciada ontem, sendo as aplicações removidas das lojas. Quem ainda quiser continuar a usar as aplicações móveis pode fazê-lo, mas terá de ser por sua conta e risco, uma vez que estas vão deixar de ser suportadas ou ter quaisquer desenvolvimentos adicionais.

Mas para além do Photosynth a Microsoft vai também acabar com mais algumas das suas aplicações, estas de utilização mais diária.

Falamos das aplicações MSN Travel e MSN Food & Drink, que vão ser removidas do Windows (desktop e móvel), iOS e Android, já a partir do próximo dia 28 de Julho.

Também as aplicação MSN Health & Fitness vai ter o mesmo fim, sendo removida das lojas dos sistemas operativos no primeiro dia de Novembro.

A razão apresentada pela Microsoft é simples e revela que quer focar-se apenas nas áreas onde consegue dar um valor acrescentado aos utilizadores, algo que não estava a conseguir com estas aplicações.

Muitas outras aplicações concorrentes existem e conseguem ser bem mais interessantes que as da Microsoft. Fica assim fechado mais um capitulo na vida da Microsoft, com o fim de várias das suas principais aplicações que acompanharam muitos dos seus sistemas operativos ao longo dos anos.

Exit mobile version