A versão pública de testes e demonstração já está disponível, hoje! A Microsoft vai mesmo trazer a sua solução de antivírus, o Windows Defender para os computadores Mac, da Apple. Aliás, a partir de hoje já é possível testar esta implementação no seu computador Mac, sendo uma das soluções mais populares dentro da área.
Antes de mais nada, a Microsoft resolveu mudar o nome ao seu Windows Defender agora que chega aos Mac.
O software de proteção deixou de se chamar Windows Defender Advanced Threat Protection (ATP) para receber a nova nomenclatura Microsoft Defender Advanced Threat Protection (ATP). Assim, passa a ser uma solução de software que veiculará o selo de qualidade da empresa que representa, a Microsoft.
O Defender da Microsoft vai chegar ao Mac
Com um novo nome, mas com a mesma premissa. A proteção do computador, bem como dos dados nele constantes, tal como já o tem feito. Ainda que tenha recebido um novo nome agora que também se estende para o universo Apple, manterá as suas funções. Assim sendo, apresenta-se como solução simples e eficiente.
Mais concretamente, a Microsoft criou uma versão dedicada do seu ATP para os computadores Mac. No seu interior oferece uma proteção total contra vírus, bem como as ferramentas que já conhecemos. Desde os scans ou verificações rápidas, até às análises mais profundas e demoradas, verificando todos os ficheiros do Mac.
Acima podemos ver um exemplo do seu funcionamento numa máquina da Apple, tal como avança a publicação TheVerge que teve acesso à versão prévia, de testes. Encontramos funções já perfeitamente familiares e acima descritas, com as opções de verificação (scan), e vários outros indicadores.
De Windows Defender a solução da Microsoft para computadores Apple
O anúncio foi feito pela própria Microsoft, que já disponibiliza uma versão de pré-visualização limitada que poderá consultar a partir desta ligação. Esta solução visa operar em ambientes de cariz empresarial, em que várias máquinas com sistemas operativos distintos são utilizadas.
Isto é, em ambientes mistos com computadores Windows (PCs), macOS (Mac) e não só. Além disso, a Microsoft utilizará as atualizações automáticas no software da Apple para manter a sua solução sempre atualizada. Cumpre ainda salientar que o Defender funcionara no macOS Mojave, High Sierra e Sierra.
Por fim, não sabemos se a Microsoft trará o seu Defender para o público geral, uma vez que atualmente a solução destina-se apenas ao setor empresarial. Ainda assim, caso se queira registar para experimentar este software no Mac, pode fazê-lo aqui.