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Microsoft: Skype tem uma falha que preocupa os utilizadores Android

É inegavelmente uma das aplicações e serviços mais populares no seu nicho. O Skype já foi, inclusive, a plataforma mais popular para fazer uma videochamada, até mesmo em dispositivos Android. Contudo, esta app está a levantar novas preocupações de privacidade devido à sua mais recente falha.

Entretanto, a Microsoft já reconheceu a ocorrência do mesmo, estando já a trabalhar na sua resolução.


Ainda que existam várias alternativas, similarmente capazes e até mais populares, o Skype continua a ser o serviço favorito de muitos utilizadores. Até mesmo perante as capacidades idênticas no WhatsApp, Facebook Messenger, Google Duo, Viber, entre outras alternativas que já aqui demos a conhecer em ocasião anterior.

No que consiste o bug no Skype?

De acordo com o relato de vários utilizadores, a app da Microsoft está a atender automaticamente as chamadas de vídeo. Ora, rapidamente nos apercebemos de que isso pode causar graves problemas de privacidade para os utilizadores. Aliás, pode exppr os mesmos a situações no mínimo embaraçosas.

Entretanto, a própria Microsoft já reconheceu a ocorrência na versão para dispositivos móveis Android, após várias denúncias na página de suporte oficial. Portanto, não, isto não é uma partida de 1 de abril, é um erro ou falha bem real numa das plataformas mais mediáticas da gigante de Redmond.

Piorando todo o cenário, o Skype é atualmente utilizado, sobretudo, no meio profissional. Assim sendo, tudo o que menos se deseja é encontrar um potencial cliente, ou empregador, em situações propensas ao embaraço público. Ainda que o erro só esteja a afetar a da app para dispositivos Android, não deixa de ser significativo.

A Microsoft já está a “reparar” a app para Android

Ao passo que, por norma, é possível ativar ou desativar uma opção que versa exatamente sobre o atendimento automático de chamadas, desta vez nem isso está a resolver o problema. Assim sendo, caso a sua versão do Skype para Android seja afetada, nem ao desativar esta função poderá estar realmente a salvo desta falha.

Ao apurar as vicissitudes do bug, vimos os primeiros relatos na página de suporte a começar em janeiro de 2019, porém, a falha parece agora mais generalizada. Ao mesmo tempo, vimos vários utilizadores a tentar resolver a questão, sem sucesso. Nem mesmo ao limpar a memória cache ou dados da aplicação para Android.

Aliás, nem a medida extrema – remover e voltar a instalar a app – está a surtir efeito. Contudo, perante o acumular de queixas parece ter sido encontrado um denominador comum. Os utilizadores afetados utilizavam, na grande maioria, algum tipo de wearable, seja um relógio ou pulseira inteligente.

Os wearables serão um dos culpados pelo bug

Independentemente da plataforma, Google Wear, Samsung (Tizen) ou qualquer outra. Certo é que na presença de um wearable sincronizado com o dispositivo Android, as chamadas estavam a ser atendidas automaticamente. Isto sem que o utilizador desse expressa autorização para tal, nas definições do Skype.

Infelizmente, já surgiram novos relatos de utilizadores a sofrer da mesma falha, porém, sem ter qualquer wearable ligado. Ainda assim, aqui a razão de maior será o porquê de a Microsoft ter incluido esta função no seu serviço. Mas, quem é que quer um atendimento automático das chamadas de vídeo e para que efeito?

A empresa norte-americana coloca duas razões para tal. A primeira sendo para vigiar os seus animais de estimação caso, por exemplo, vá de férias ou se ausente do lar. A segunda consistindo na possibilidade de utilizar um antigo smartphone ou tablet Android para servir de monitor de bebé.

Por fim, a Microsoft já está a trabalhar na resolução desta falha ou bug. Para tal, providenciará uma nova versão da sua aplicação apra dispositivos móveis através do canal estável. Até lá, poderá descarregar a versão Beta, já corrigida através do APK Mirror, ou da Play Store, abaixo:

Skype Preview

Homepage: Skype
Preço: Gratuito


 

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