Pplware

Microsoft vai começar a reduzir espaço do OneDrive

Que a Microsoft está a mudar o OneDrive já todos sabíamos. A redução do espaço de alojamento de ficheiros tinha sido comunicada e não havia volta a dar.

Era uma situação esperada, mas ainda sem momento certo para acontecer. Pois, as mensagens de alerta começaram a chegar e ainda este mês a Microsoft vai reduzir o espaço disponível no OneDrive.

Foi em 2014 que a Microsoft resolveu acompanhar o mercado e deu a todos os utilizadores do OneDrive um aumento de espaço. Passaram a estar disponíveis 15GB. Esta posição foi mantida apenas durante um ano e em Novembro de 2015 a Microsoft voltou atrás e anunciou que ia reduzir esse espaço para os originais 5GB.

Claro que esta medida caiu mal entre os utilizadores, o que levou a empresa a reconsiderar e a manter, para alguns, os 15GB e outros bónus entretanto ganhos. Mas a decisão manteve-se e os 15GB iam mesmo passar a 5GB.

Essa data chegou agora e, ainda este mês, a Microsoft vai reduzir o alojamento a todos os que não reclamaram o seu espaço adicional, quer o original quer o obtido através da sincronização da pasta de fotografias do smartphone. Os utilizadores abrangidos estão a receber e-mails com instruções específicas sobre o que fazer.

O que vai acontecer aos meus ficheiros do OneDrive?

No dia 27 de Julho o espaço atribuído passa de 15GB para 5Gb e isso poderá levar a que a quota seja excedida. O utilizador tem então 14 dias para organizar o espaço ocupado em excesso e assim manter a quota abaixo dos 5GB.

Passados esses 14 dias a conta será bloqueada e o utilizador apenas terá acesso aos seus ficheiros, sem poder carregar novos, podendo, no entanto, eliminá-los.

Se ao fim de um ano o espaço ocupado na conta não for regularizado, a Microsoft poderá eliminar os dados do utilizador sem qualquer aviso prévio.

É claro que a Microsoft quer que a opção seja o alargamento do espaço dos utilizadores, através da compra de novos planos, e isso está patente na mensagem enviada.

Com a concorrência a oferecer planos gratuitos com bastante mais espaço, dificilmente os utilizadores vão ter razões para se manter no OneDrive e a migração será mais do que lógica.

Exit mobile version