Pplware

Microsoft quer usar a energia nuclear nos seus data centers

As grandes empresas do ramo tecnológico estão constantemente à procura de novas forma de inovarem os seus serviços e, consequentemente, levar a melhor oferta aos seus clientes. Neste sentido, a Microsoft estará a ponderar usar a energia nuclear nos seus data centers e, claro, que por detrás desta intenção estará também a tendência da Inteligência Artificial.


Microsoft quer energia nuclear nos seus data centers

Segundo as mais recentes informações, a Microsoft estará a contratar um especialista em tecnologia nuclear para desenvolver uma infraestrutura de energia nuclear para os seus data centers. Esta necessidade surge muito devido à crescente utilização da Inteligência Artificial e, como tal, gigantes da tecnologia como a Microsoft, Amazon, Google ou Meta estão a ter dificuldades significativas no que respeita ao fornecimento de energia. E não é preciso ser-se um especialista para perceber que sem energia suficiente, os data centers podem enfrentar vários problemas.

Esta necessidade da empresa de Redmond ficou conhecida porque a marca colocou recentemente uma oferta de emprego onde procura um “Gerente Sénior de Tecnologia e Programas Nucleares”, em que este especialista será “responsável pelo amadurecimento e implementação de uma estratégia energética global para microrreatores e pequenos reatores modulares (SMR)“.

No anúncio é ainda referido que “isto não é apenas um trabalho, é um desafio. Ao juntar-se a nós, fará parte de um movimento global que está a transformar a forma como produzimos e consumimos energia. Terá também a oportunidade de desenvolver as suas habilidades, avançar na sua carreira e ter um impacto em milhões de vidas“.

Em suma, os microrreatores e os pequenos reatores modulares acabam por ser semelhantes aos reatores nucleares tradicionais, mas em menor escala. Contudo, além de serem mais baratos, são também mais rápidos de implementar, podendo ser colocados em qualquer fábrica, o que se torna então numa forma rápida de resolver problemas relacionados com eventuais limitações ao nível elétrico.

Exit mobile version