Pplware

Microsoft poderá despedir milhares de funcionários já no próximo mês

Após anos em que as grandes empresas tecnológicas estiveram em crescimento, tudo mudou há algum tempo. Os despedimentos começaram e abalaram todos. Nesta linha, a Microsoft estará a preparar uma nova onda de despedimentos que afetará milhares de funcionários. Os cortes de pessoal deverão ser anunciados no início de julho.


Planos da Microsoft acontecem em julho

A Microsoft estaria a preparar novos despedimentos que afetariam milhares de funcionários, segundo a Bloomberg. A empresa deverá anunciar a próxima ronda de cortes de pessoal no início de julho, após o final do atual ano fiscal. Embora não tenha sido divulgado um número específico de funcionários potencialmente afetados pela decisão, prevê-se que os despedimentos na Microsoft atinjam os milhares.

Os despedimentos em massa não são incomuns na Microsoft. No início de 2023, por exemplo, a empresa cortou o seu pessoal em 5%, resultando na saída de cerca de 11.000 colaboradores. Entretanto, ao longo de 2024, despediu mais de 2.500 funcionários da Xbox e dos seus principais estúdios em várias etapas. Em maio, a Microsoft despediu mais de 6.000 pessoas, na maior ronda desde a do início de 2023.

Segundo a Bloomberg, a empresa já tinha indicado que um corte no seu departamento de vendas estava próximo. Isto porque, em abril, tinha informado a equipa que planeava externalizar uma maior parcela das suas vendas de software para clientes de pequena e média dimensão. Não é indicado se a maioria dos novos despedimentos ocorrerá nos EUA ou se também afetarão os escritórios internacionais da empresa.

Deverá despedir já no início de julho

Segundo o relatório, o departamento de vendas da Microsoft emprega atualmente aproximadamente 45.000 pessoas. Isto representa pouco menos de 20% da força de trabalho total da empresa, estimada em cerca de 228.000 em 2024.

A notícia de uma possível nova redução de pessoal surge numa altura em que a Microsoft tem destaque pela sua aposta na IA, uma estratégia na investe milhares de milhões de dólares. Para complicar a situação, a empresa está envolvida numa disputa crescente com a OpenAI sobre os termos da sua parceria. Foi noticiado agora que a OpenAI começou a oferecer grandes descontos nos planos empresariais da ChatGPT.

Esta decisão teria um impacto direto na Microsoft, pois levaria à perda de clientes importantes. Os descontos terão irritado os representantes de vendas da empresa de Satya Nadella pois são impossíveis de igualar. A Microsoft terminará o seu ano fiscal a 30 de junho e se a empresa tem planos para implementar os novos despedimentos em massa no início de julho, estas tornar-se-ão oficiais dentro de semanas.

Exit mobile version