É certo e sabido que a Microsoft está a preparar grandes novidades no Windows 10. Fala-se em novas versões, em mudanças de componentes e até em alterações estéticas.
A verdade é que poucos sabem com certeza o que está para vir. Mas a empresa acabou de deixar escapar informação preciosa. Uma nova build foi lançada por engano e mostrou o que será o novo Menu Iniciar do Windows 10.
Microsoft “deixou fugir” uma build do Windows
Não é normal acontecer, mas a Microsoft cometeu um erro que revelou o seu futuro. Ao lançar erradamente uma build para um conjunto de utilizadores, a empresa revelou uma versão demasiado avançada.
Esta era destinada apenas a testes internos, e para equipamentos de 32 bits, tendo assim ficado exposta a todos do programa Insiders. O problema está já a ser avaliado pela empresa, tendo, no entanto, sido instalada por vários utilizadores.
O Windows 10 vai ter um novo Menu Iniciar
Do que pode ser visto, esta nova versão muda completamente o Menu Iniciar e faz desaparecer os Live Tiles. Toda a imagem deste componente parece estar a ser alterada, sendo mais limpa e com menos elementos estéticos.
Claro que esta mudança está também a ser preparada para os tablets, tendo por isso uma versão destinada a este modo. Curiosamente, neste cenário, os elementos estão centrados e mais acessíveis.
Nesta build os Live Tiles desaparecem
Para além desta novidade de peso, a versão que escapou acidentalmente tem outra novidade. Pode ser agora encontrado uma pesquisa de gifs no teclado de emojis. Esta deverá ser incorporada em breve nas builds de teste.
É ainda cedo para saber onde este novo Menu Iniciar será integrado. Fala-se que poderá ser dedicado ao Windows Lite ou a uma versão mais simplificada do próprio Windows 10. A verdade é que esta versão existe e está a ser trabalhada.