Com o Windows 10, a Microsoft revolucionou a forma como desenvolve e cria os seus sistemas. Estes passaram a ser mais abrangentes e a estar presentes em muitas mais plataformas. Assim, criou um verdadeiro ecossistema.
No entanto, a empresa não parou e está já a pensar como pode tornar o Windows ainda melhor. Para isso revelou agora o que espera que venha a ser o herdeiro do Windows 10.
O novo Windows já está a ser idealizado pela Microsoft
Ainda são sobretudo ideias e conceitos, mas a Microsoft deu a conhecer o que espera vir a ser o seu próximo sistema operativo. A gigante do software tem planos claros para as funcionalidades a implementar e que vão ser úteis.
Claro que a experiência do Windows 10 tem dado a conhecer muito do que pode e deve ser feito. Deverá chegar em breve, no muitas vezes já falado Windows Lite. Este deverá ser dirigido a equipamentos que vão competir com o ChromeOS e os equipamentos que a Google disponibiliza.
Conceitos e ideias que vão ultrapassar o Windows 10
Mais do que um sistema operativo, este devera ser o acumular de conceitos que vão facilitar a utilização e gestão. Assim, a Microsoft quer criar um sistema que se atualizará sozinho e que terá na sua base a segurança do utilizador.
Claro que vai ser um sistema que estará permanentemente ligado à Internet e que fará uso da Cloud para a utilização da IA. No campo do desempenho, este deverá ser transparente e constante, sem que o utilizador necessite de se preocupar.
Por fim, a Microsoft quer que se possa interagir com este sistema de diversas formas, desde as tradicionais até a novas. Claro que não poderá ser um sistema estanque e deverá adaptar-se a qualquer plataforma onde venha a correr.
Como e quando chegará este novo sistema do Windows?
Na verdade, muitos destes conceitos estão já presentes no Windows 10. Estão latentes e a maturar, mas já existem e são reais. Resta saber se as suas formas finais vão ser entregues ao Windows 10 ou se surgem num novo Windows.